O que não comer quando as plaquetas estão baixas?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Quanto à alimentação, não há alimentos que possam fazer subir a contagem das plaquetas.

Nenhum alimento é capaz de aumentar a contagem de plaquetas. Isso é uma crendice popular. Necessário é saber a causa do problema e instituir o tratamento adequado.

suco de mamão

Você pode consumir suco de mamão e beber o chá de suas folhas até que o número de plaquetas volte ao normal. Você também pode beber uma mistura de suco de mamão com limão – é bastante saudável. A vitamina C do limão serve para aumentar a contagem das plaquetas do sangue.

Os alimentos que você pode ingerir para diminuir a contagem de plaquetas são alho, peixes e frutas. E os alimentos a evitar são aqueles com vitamina K, como repolhos, vegetais de folhas verdes e carne vermelha.

Pode sim. Não há nenhuma relação entre valores plaquetarios e a ingestão de limões...

O principal sintoma de uma baixa contagem de plaquetas é a hemorragia excessiva.
...
É possível que tenha:

  • Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca.
  • Hematomas após lesões muito pequenas.
  • Sangramento das gengivas.
  • Menstruações intensas.

Níveis normais de plaquetas
São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.

Existem diversas causas para a redução das plaquetas no sangue, dentre elas: doenças como dengue, lúpus e leucemia; uso de remédios como anticonvulsivos, sedativos e hipnóticos; doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e câncer.

Alimentos como fígado, ovos, vegetais folhosos verde-escuros como o espinafre, ajudam a controlar as hemorragias. O consumo destes alimentos reduzem a quantidade de plaquetas necessárias para a coagulação do sangue e, deste modo, evitam a diminuição do nível das plaquetas.

Coma frutos do mar ricos em ômega-3 para inibir a produção de plaquetas. Os ácidos graxos ômega-3 afetam a atividade de plaquetas, afinando o sangue e reduzindo as chances de coagulação. O ômega-3 é abundante em frutos do mar como atum, salmão, vieiras, sardinhas, marisco e arenque.

As plaquetas, entretanto, possuem um tempo médio de vida bastante curto, de apenas 10 dias. Desse modo, o próprio organismo se encarrega de renovar a produção e o fornecimento dos trombócitos pela medula óssea. Abuso de bebidas alcoólicas.

alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea

  • Pimenta caiena. A pimenta caiena apimenta e dá sabor à comida, mas também ajuda a relaxar os músculos dos vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir facilmente. ...
  • Beterraba. ...
  • Cebola. ...
  • Frutas cítricas e vermelhas. ...
  • Peixes gordurosos. ...
  • Nozes. ...
  • Espinafre.

Sem dúvidas, frutas e vegetais ricos em ferro, vitamina K, C e B9 não podem faltar em um bom suco para aumentar as plaquetas. Então, veja abaixo as receitas! Índice deste artigo: Receita de suco de couve, cenoura, maçã e beterraba.

As principais doenças podem abaixar as plaquetas são: Doenças na medula óssea. Doenças hereditárias, como síndrome de Wiskott-Aldrich ou May-Hegglin. Infecções virais, como catapora, caxumba, rubéola, HIV ou Epstein-Barr e.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

O valor normal das plaquetas varia entre 150.000 a 450.000 por microlitro (uL). Porém, até valores próximos de 50.000, o organismo não apresenta dificuldades em iniciar a coagulação. Quando esses valores se encontram abaixo das 10.000 plaquetas/uL há risco de morte, uma vez que pode haver sangramentos espontâneos.

Instruções

  1. Coloque a água no liquidificador. Então, adicione o inhame, a laranja e a maçã.
  2. Bata até ficar homogêneo. Não coe o suco e beba imediatamente para não perder os nutrientes da bebida.
  3. Caso sobre, ponha o suco em uma jarra escura e muito bem vedada. Armazene na geladeira.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Alguns estudos notaram que a beterraba tem uma quantidade significativa de nitratos. Essa substância se transforma em óxido nítrico e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com a consequente melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio.