O que comer para o bebê nascer com a pele bonita?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Assim como o licopeno do tomate, alimentos com betacaroteno, como cenoura, mamão e laranja, também fazem bem à saúde da pele, pois ajudam na proteção da pele. Além de saborosa, a água de coco é rica em potássio e um importante alimento aliado da pele, uma vez que garante hidratação necessária.

As principais frutas boas para a pele nas quais podemos encontrá-la são a laranja, morango, kiwi, melão, goiaba, uva, acerola, melancia e suco de limão¹. Ao investir em uma alimentação rica em frutas com vitamina C, você estará garantindo um maior efeito antioxidante dentro do seu corpo e combate aos radicais livres².

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus.

A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.

Pele ressecada ou macia
Se você se queixar de que sua pele está ressecada, é provável que ouça como resposta que a causa é o sexo do seu bebê, um menino. Se estiver com a pele macia, no entanto, dirão que isso se deve ao feto ser uma menina.

Devido à produção do hormônio da gravidez HCG aumentam os níveis de progesterona, elevando também a oleosidade do couro cabeludo. Isso resulta em cabelos mais brilhosos e com muita maciez.

Beber muita água, usar protetor diariamente e aplicar um bom hidratante também são hábitos extremamente necessários também.

vitamina C

Entre as diversas vantagens da vitamina C para a pele, está o combate à flacidez e aos radicais livres, o que promove uma pele mais firme e com uma aparência uniforme.

Os chás da beleza: As 5 infusões amigas da pele

  • Rooibos: É um verdadeiro aliado no combate ao envelhecimento. ...
  • Chá Preto: Não é por acaso que este serve de base para muitos produtos de cuidado da pele, como o creme de dia Idéalia, da Vichy. ...
  • O Chá branco: ...
  • Chá de camomila: ...
  • Chá verde com gengibre:

A prática de atividades físicas não é proibida durante os últimos meses de gravidez. Porém, ela deve ser feita com cautela. Outra orientação é evitar os exercícios de alto impacto. Lembre-se que suas articulações estão sobrecarregadas no final da gestação e sua coluna está com o eixo adaptado à gravidez.

Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.

Os alimentos suaves e fáceis de digerir como arroz, massa, macarrão, lanchinhos, fruta e pão torrado são boas alternativas. Não pule as refeições. Fazer refeições regulares ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Grávidas de meninos tendem a ganhar mais peso.

Mães com Índice de Massa Corporal (IMC) de 18,5 ou menos ganham entre 13 kg e 18 kg. Já as mulheres com IMC entre 18,5 e 25 podem esperar um ganho de peso de 11,5 kg a 16 kg na gestação. Se o IMC está entre 25 e 30 antes de engravidar, a expectativa de aumento de peso é de 7 kg a 11 kg.

Valorize a ingestão alimentos ricos em gorduras boas
Por isso, alimentos como nozes — e demais castanhas e amendoim —, farinha de linhaça, abacate e certos tipos de peixes cozidos devem ser uma parte importante do cardápio materno.

Leite ou iogurte
Os dois têm cálcio e vitamina C e trabalham juntos para ajudarem no desenvolvimento dos ossos e dentes do seu bebê. Adicione leite desnatado ao seu cereal matinal fortificado ou tome uma xícara de iogurte.

Ácido fólico:
Importante vitamina associada à formação do tubo neural do feto. É encontrada no fígado de boi e de frango, feijão, lentilha, espinafre, brócolis, gérmen de trigo, repolho, banana, frutas cítricas e ovos. Se houver necessidade, o médico poderá recomendar uma suplementação da vitamina.

Cuidados necessários para os exames
Confira os mais importantes cuidados a serem tomados: Jejum: alguns exames solicitam até 12 horas de jejum antes de serem realizados. Procure se alimentar bem antes de iniciar esse período de jejum para minimizar as chances de um enfraquecimento.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Já quando está grávida de uma menina, fica com os cabelos mais brilhantes, pele mais oleosa e, portanto, com mais espinhas.

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.