O que não pode comer para não inflamar os pontos?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide. Carnes de porco de maneira geral. A gordura dificulta a regeneração e formação do tecido novo.

Os médicos recomendam evitar alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, repolho e até as massas. “A fermentação provoca a dilatação do estômago e pode aumentar muito a formação de gases e cólicas.

Esterilize a ferida – Você deve utilizar gaze umedecida com a solução indicada pelo médico e limpar a ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta, de dentro para fora, pois assim evita que as bactérias externas entrem.

Pode comer ovo. Cuide muito bem da higiene na região da cicatriz. Deixe limpo e seco.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Você deve começar pela zona onde se encontram os pontos de sutura e ir “pintando” até o lado externo. Desta forma respeita-se a esterilidade da ferida, se fizer de fora para dentro as bactérias são arrastadas para dentro pelo lado aberto.

Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo: Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.

As gorduras encontradas nos lácteos são fundamentais para a cicatrização. Isso porque estes alimentos conseguem atuar nas membranas celulares, que são produzidas com os ácidos graxos. Vale citar que ao liberar uma dose a mais de boas gorduras no organismo, o processo de cura se torna mais rápido.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Na hora do banho recomenda-se que você envolva a região com o curativo em um plástico filme e tome banho normalmente. Se cair um pouco de água sobre o curativo sem problema, mas o ideal é que ele não fique encharcado ou receba água diretamente.

No vocabulário popular amazônico, comidas remosas são comidas fortes derivadas de carne de porco; mariscos, como caranguejo e camarão; peixes de pele e cascudos, como tamuatá; aves, como patos; e algumas caças, como paca e capivara, que não devem ser consumidas por pessoas em situação de risco, como, por exemplo, em ...

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Feijão. Lentilha. Grão-de-bico. Demais leguminosas.

Para a limpeza dos resíduos de esparadrapo e da cola que fica no local, passe um óleo ao redor da ferida. Pode ser de girassol ou amêndoa. Passe com cuidado, usando algodão, gaze ou uma toalhinha que só deve ser usada para isso.

Grãos. Os grãos são alimentos ricos em carboidratos complexos, fornecendo energia para o organismo. Além disso, possuem fitonutrientes e vitamina B, essenciais à saúde. A lentilha, o grão-de-bico, o milho, o feijão, a ervilha, a chia e a soja fazem parte dessa categoria que deve estar presente na dieta pós-cirurgia.

O ovo é remoso? Não, o ovo não é remoso. Muita gente tem essa crença, mas, em sua composição, o ovo tem poucos itens que provocam a reima. Além disso, ele é um alimento natural, que contém muitos nutrientes em cada uma de suas partes.

Consumir alimentos que ajudem na cicatrização, que encontramos em alimentos fonte de vitamina A (estimula síntese de colágeno), vitamina C (participa de todas as etapas da cicatrização), vitamina E (previne oxidação), zinco, cobre e selênio.

Para auxiliar numa boa cicatrização, a recomendação é ingerir mais carnes, cereais, fígado e derivados de leite, que são ricos em zinco. Ingerir carne vermelha e branca, leite com cereais matinais (com pouca adição de açúcar) podem ser interessantes para acrescentar na dieta do pós-operatório.