O que não comer para definir o corpo?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

No entanto, é necessário evitar os carboidratos simples, como as farinhas brancas e açúcares, que têm alto índice glicêmico e fazem com que o corpo tenha picos de insulina e, assim, armazene mais gordura.

De acordo com os especialistas da área de nutrição, uma dieta voltada para quem quer perder barriga, ou secar a gordura corporal como um todo, deve ser composta por alimentos termogênicos, como pimenta vermelha, café, gengibre, guaraná, chá verde e água gelada.

Para definir a musculatura, é necessário aliar treinamento, alimentação e descanso. Os exercícios aeróbicos podem auxiliar no processo de definição muscular, mas, são vários os treinos que podem ser executados, conforme explica Aline. “Nessas horas, o mais importante é pensar em uma atividade que lhe seja prazerosa.

“É importante consumir verduras e legumes, mas fique atento a alimentos como couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho e brócolis, que podem provocar gases, aumentando o volume abdominal. A mesma coisa acontece com as leguminosas em geral (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja).

Veja alguns exemplos de alimentos importantes que auxiliam na manutenção de massa muscular e magra ao longo de toda a vida:

  • Ovos.
  • Peito de frango.
  • Peixe.
  • Iogurte grego.
  • Soja.
  • Feijão.
  • Alimentos ricos em carboidratos saudáveis, como batata doce e quinoa.
  • Alimentos ricos em creatina, como salmão, bacalhau, atum, frango e peixes.

Alimentos que você deve evitar em sua dieta
Em sua rotina, evite o consumo excessivo de gorduras saturadas como doces, massas e farinhas brancas, pois são pobres de nutrientes e geram picos de insulina no sangue, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal. Além deles, os termogênicos naturais como canela, gengibre, pimenta e café aceleram o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ajudando na queima de gordura.

Conheça os principais a seguir!

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.

Ao atingir 12 horas de jejum, o fígado já não tem essa capacidade de produzir glicose. É aí que o corpo começa a queimar a gordura como fonte de energia. Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Algumas áreas do corpo, como a região abdominal, por exemplo, são mais fáceis de serem “enxugadas” com exercícios e dietas porque abrigam depósitos de gordura metabolicamente mais ativos e, consequentemente, mais responsivos a intervenções. A gordura abdominal, em particular, é uma das mais metabolicamente ativas.

A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

O movimento base que trabalha esta zona interna do abdominal é a prancha. Para ficar com o V na barriga, aposte em exercícios como o mountain climb, o twist e várias variações da prancha lateral. Não percebeu nada e não sabe como é que se fazem estes movimentos?

A frequência recomendada é de três a quatro dias por semana, o que favorece dia de descanso entre os de treinamento. Como dissemos, se você que ter nível competitivo, além de fisiologista e profissional de educação física, consulte seu médico do esporte (registrado como especialista no Conselho Regional de Medicina).

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Segundo Trista, a aveia é o melhor carboidrato para quem deseja diminuir a gordura localizadas na barriga. Ela colabora com a redução do colesterol ruim e é repleta de proteínas e fibras, que auxiliam o processo digestivo.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.

O tempo para alcançar uma barriga definida ronda os três meses, contando com um índice de gordura corporal (IMC) perto dos 18 e um treino localizado e bem orientado, por um profissional de atividade física capacitado.

A perda de massa muscular é um evento natural que acontece com o envelhecimento. O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.