O que não comer no 3 trimestre?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Alimentação na gestação: o que NÃO comer?

  • Peixes e crustáceos crus. ...
  • Carne crua e processada. ...
  • Ovos crus. ...
  • Cafeína. ...
  • Leite não pasteurizado, queijo e sucos de frutas: potenciais vilões para a alimentação na gestação. ...
  • Álcool. ...
  • Mariscos defumados. ...
  • Carnes processadas.

O estudo revelou que sete alimentos ricos em polifenóis e flavonoides – chimarrão, chás caseiros, chocolate amargo, café passado ou expresso, uvas, laranjas e bergamotas – se ingeridos no terceiro trimestre da gestação, alteram a circulação de sangue no feto e podem trazer riscos.

Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Ter obesidade e ou diabetes não controlado antes e durante a gravidez; Fazer uso de medicamentos contra indicados no período gestacional; Ter alguém na família com malformação fetal; Gestante com idade acima de 35 anos.

2Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás. 3Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez.

Comer chocolate na gravidez: Quando a resposta é sim. Sim. O chocolate pode ser consumido pelas grávidas. Não há provas científicas de que cause mal ao feto.

O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre. O aumento máximo de peso ocorre entre 12 e 24 semanas (ou seja, entre o 4º e o 6º mês).

Sucos de frutas
Não são proibidos, porém, devem ser consumidos sob orientação do nutricionista.

Entre os cuidados no terceiro trimestre gestacional destaca-se à atenção ao parto. Além de escolher o tipo de parto e os profissionais que vão atuar nesse momento tão importante, a gestante deve deixar tudo pronto, como a bolsa de maternidade, os documentos etc.

grãos integrais — arroz, pão, macarrão, granola ou aveia; proteínas — carne vermelha, frango, peixe, feijão, soja, nozes ou ovos; vegetais — brócolis, cenoura, vagem, tomate, couve-flor ou beterraba.

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.

“A adequada ingestão de cálcio por mulheres grávidas favorece a formação óssea e dentária do bebê e tem efeito protetor contra a hipertensão, contribuindo, assim para a prevenção da toxemia gravídica [pré-eclâmpsia].” O consumo de leite também é indicado durante a fase de lactação.

Ou seja, você pode aproveitar do sabor do limão durante a sua gravidez. Basta moderar o consumo, como com qualquer outro alimento.