O que não colocar na lancheira?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

8 alimentos para tomar cuidado com a frequência na lancheira das crianças

  1. Guloseimas ultraprocessadas. Desde bolinhos, cookies, marshmallows e balas até bolachas e biscoitos recheados, a criançada adora esse tipo de alimento. ...
  2. Salgadinhos e frituras. ...
  3. Embutidos. ...
  4. Barrinha de cereal. ...
  5. Bebidas açucaradas. ...
  6. Laticínios gordurosos.

QUAL O CARDÁPIO IDEAL PARA A LANCHEIRA ESCOLAR? A lancheira perfeita, segundo nutricionistas, contém uma fonte de proteína (iogurte, queijo ou leite, por exemplo), um carboidrato (pães, bolos, biscoitos, cereais) e uma fruta ou leguminosa. Isso acompanhado de uma bebida para hidratar.

7 ideias de lanches para lancheira escolar da criança

  • 1 – Frutas picadas. As frutas picadas são um ótimo lanche para incluir na lancheira escolar. ...
  • 2 – Sucos naturais em geral. ...
  • 3 – Iogurtes e cereais. ...
  • 4 – Bolo de banana. ...
  • 5 – Sanduíches ou torradas. ...
  • 6- Palitinhos vegetais. ...
  • 7 – Cookies caseirinhos.

A lancheira perfeita, segundo nutricionistas, contém uma fonte de proteína (iogurte, queijo ou leite, por exemplo), um carboidrato (pães, bolos, biscoitos, cereais) e uma fruta ou leguminosa. Isso acompanhado de uma bebida para hidratar. Você pode montar um cardápio de lanches saudáveis baseado nesse esquema.

Você pode deixar o ovo da sua lancheira ou lanchinho de casa mais divertido. Uma opção é colocar palitinhos de Olhinhos, como fez a nutricionista Tamires.

Não podem faltar alimentos do grupo das vitaminas, minerais e fibras, representado pelas frutas, verduras e legumes. Os carboidratos (fonte de energia), que no caso da lancheira são os cereais integrais, biscoitos integrais, pães integrais, de preferência com mais fibras, porque agrega mais nutrientes.

cortar as frutas com faca de cerâmica e colocá-las em um pote do tamanho certo, assim entra menos oxigênio; cortar a fruta, mas deixá-la “presa” em elástico ou até mesmo no plástico film, assim não entra ar e ela não escurece.

Truque com sal
O truque com sal é super eficaz também e ainda melhor que o truque do limão, pois não deixa sabor e não vai deixar a sua fruta salgada! Dessa forma, você só precisa colocar a maçã cortada em 4 xícaras de chá de água com 1/2 colher de chá de sal por 5 minutos.

Na hora de colocar frutas na lancheira, diversifique com melancia, melão, manga, uva, etc. Lave bem as frutas antes de colocar na lancheira. Para que não oxide muito rápido, corte a fruta em gomos e envolva-os em plástico filme. Sempre varie no corte das frutas para que a criança se interesse em comer.

Como preparar suco natural para lancheira
Bata tudo no liquidificador com suco de laranja e por último coloque para congelar em forminhas de gelo. Para enviar pra escola, você pode colocar só as pedrinhas de suco em um recipiente térmico e pedir para a professora colocar água na hora de consumir.

O primeiro passo é sentar com seu filho e conversar sobre as preferências alimentares dele. Isso ajuda a dimensionar o que você poderá incluir ou não no lanche. Faça esse momento ser prazeroso. Mesmo que no início não seja montada uma lancheira ideal, vá conversando e, aos poucos, melhorando a qualidade dos alimentos.

Quais são as melhores dicas de lanches saudáveis para escola?

  • uma proteína, como iogurte ou queijo;
  • uma fruta;
  • um carboidrato;
  • uma bebida, como água de coco ou suco natural.

Dicas para organizar a lancheira escolar

  1. Faça um cardápio semanal. ...
  2. Chame as crianças para montar o cardápio da semana. ...
  3. Utilize potes de plástico ou estojo de isopor ideais para conservar lanches. ...
  4. Cuidado com as garrafas. ...
  5. Separe os alimentos em potes. ...
  6. Inclua guardanapos descartáveis, papel toalha ou pano de microfibra.

Dicas para uma lancheira saudável

  1. Inclua proteínas. Muitas vezes erramos ao deixar as proteínas de lado, visto que grande parte dos lanches ultra processados são baseados em carboidratos. ...
  2. Inclua carboidratos complexos e fibras alimentares. ...
  3. Inclua boas gorduras. ...
  4. Inclua frutas e vegetais. ...
  5. Organize-se.

Como lavar a lancheira
A limpeza aqui deve acontecer apenas com pano úmido com álcool, detergente e água. Se precisar de algo mais pesado, deixe apenas a parte interna de molho com água e bicarbonato de sódio, esfregando e enxaguando muito bem em seguida. Por fim, basta passar um pano com álcool na parte externa.

Aposte em doces diversos: balas, doce de leite, bis, chocolates, pirulitos, pipoca, suspiro, paçoca, bala de goma, entre outras guloseimas. Tem também os salgadinhos, pipoca, geladinho, também, sucos, também são ótimas opções.

Opção 3) 200 ml de açaí batido com morango ou banana e mel. A dica é levar essa misturada congelada, assim ela ainda estará cremosinha na hora do lanche. Gosto de colocar uma colher de sopa de granola para ficar crocante.

Use bolsas de gelo em gel
Eles geralmente são feitos de bolsas plásticas com gel, que devem ser congeladas antes de serem colocadas na lancheira. Esse item ajuda a manter a lancheira fresca até a hora do lanche ser consumido, mesmo nos dias mais quentes.

Além disso, é importante que as frutas in natura também façam parte da lancheira. Afinal, reforçar esse hábito saudável desde cedo é muito importante! 2) Ainda sobre as frutas, o ideal é que elas estejam já cortadas dentro da lancheira.

Você vai consumir nutrientes para te dar mais pique para enfrentar o trabalho, e ainda vai recarregar as energias com um bom papo! – Quer levar frutas? Opte por aquelas que você já consegue levar cortadas em um pote, como uvas, morangos e melancia. Para evitar que banana e maçã escureçam, pingue algumas gotas de limão!

Amendoim, castanhas, nozes e demais oleaginosas
Além disso, há o risco de causar engasgos e sufocamento, devido ao tamanho e ao formato. Não deixe a criança comer até os quatro anos de idade.