O que não clareia os dentes?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Passar bicabornato de sódio, limão, água oxigenada, casca de laranja, sal, entre outros produtos caseiros não clareia os dentes. Alguns desses ingredientes possuem efeito abrasivo, que pode proporcionar desgastes excessivos do esmalte, mas não devolve a sua cor natural.

O procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal e presença de muitas restaurações estéticas e/ou retrações gengivais. O clareamento também é contraindicado para crianças de até 10 anos.

Quais os tipos de tratamento mais indicados?

  1. Clareamento. É uma das técnicas mais utilizadas e que gera resultados efetivos e duradouros. ...
  2. Lente de contato dental. ...
  3. Lâminas de porcelana. ...
  4. Uso de resinas. ...
  5. Abrasão superficial (peeling dental)

A substância pode ser prejudicial à saúde dentária
O problema acontece quando uma pessoa passa a escovar os dentes, frequentemente, com o produto. Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal.

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é praticar uma boa higiene bucal. No mínimo, isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.

Hábitos alimentares
Alimentos e bebidas com corantes, como os industrializados, favorecem o amarelamento. Quanto maior a ingestão, mais amarelos ficam os dentes. Por isso, alimentos como o café, chá mate, refrigerante, vinho, suco de laranja e açaí devem ser consumidos com moderação.

O bicarbonato de sódio é encontrado na composição de muitos cremes dentais e outros produtos voltados para o clareamento dental. Ele deixa os dentes com aspecto mais claro devido a um composto químico abrasivo que apenas limpa a camada mais superficial dos dentes.

Sim, você pode! Estudos recentes mostram que vinho, shoyo, café, curry ou qualquer outro alimento com muito corante, não traz prejuízos ao tratamento de clareamento dental em si. Por isso, durante e após o clareamento não há necessidade de evitar o consumo destas bebidas ou comidas.

No entanto, existem alguns truques para contrariar estes efeitos negativos.

  1. 1 – Escovar os dentes depois de beber café A melhor forma de prevenir o aparecimento de manchas nos dentes é escovar os dentes após consumir esta bebida. ...
  2. 2 – Bochechar a boca com água. ...
  3. 3 – Comer uma maçã ...
  4. 4 – Beber café sem açúcar.

O clareamento, por exemplo, retira os pigmentos e manchas do esmalte dos dentes, já o branqueamento usa recursos de estética dentária ou prótese para deixar os dentes mais brancos.

Nossa dentição pode variar da tonalidade mais puxada para o branco, passando pelo amarelo e até por uma coloração mais acinzentada. O que acontece é que a cor natural dos dentes pode ser influenciada pela genética.

coroa dentária em zircônia
É a técnica mais eficiente para mascarar dentes escurecidos por trauma ou canal. Dispensando o clareamento dental interno ou externo prévios ao procedimento, a coroa dentária em zircônia tem como vantagem o elevado potencial para mascar escurecimento dentários severos.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

Portanto, a maneira certa de lidar com a questão é escovando os dentes após o café da manhã. Assim, além das bactérias, o restos de alimentos presos nos dentes durante o processo de mastigação também são retirados, preservando a saúde bucal.

O esmalte dos dentes, a substância mais dura do corpo que reveste a parte externa dos dentes, não pode se regenera quando danificado.

O procedimento mais conhecido é o clareamento dental. Ele ajuda a alcançar uma tonalidade mais clara e pode ser realizado pela técnica de consultório, com ou sem aplicação de luz laser e LED, ou pela técnica caseira, com acompanhamento do dentista, usando moldeiras e o gel clareador.

Existem diversas opções de clareamento dental que podem ser feitas no consultório do dentista ou em casa, como tratamento a laser, uso de pastas de dentes branqueadoras ou uso de moldeiras, por exemplo, em que são usadas substâncias como peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio que branqueiam os dentes.

Pode escovar os dentes 4 vezes por dia? Não só como pode e sim como deve, normalmente profissionais recomendam de três a quatro vezes ao dia uma boa escovação dentária.