O que Nana come?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia. Uma boa dica para as pessoas que passam por pertubação mental é fazer essa comida.

A tâmara é um fruto da tamareira, uma palmeira originária do norte da África. As tâmaras são avermelhadas, doces e possuem muita fibra em sua composição.

Ainda como divindade da criação, Nanã está associada à ideia de maternidade e dan- ça, embalando em seus bra- ços uma criança, representada pelo ibirí (espécie de cetro com a ponta curva, confeccionado com palha da costa e búzios) que ela segura na mão direita.

Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé.

Coruja

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Ainda de acordo com Leonardo Almeida, a cor correspondente à divindade é o lilás e o número é o 13. De acordo com Rodrigo Almeida, os rituais para a orixá não podem ser feitos com instrumentos de ferro. Dentro de algumas linhas do Candomblé, os homens não podem participar dos ritos para Nanã.

2 e 13

Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças lilás e brancas e ofereça-lhe feijão roxinho cozido com taioba. Seus números para sorte: 2 e 13.

É o orixá dos pântanos, da chuva, da lama, da água parada. É normalmente visualizada como uma mulher idosa. Segundo a lenda, ela teve um filho com Oxalá, porém como o filho, Omolu, era deformado, ela o abandonou num pântano. Como castigo, Oxalá determinou que Nanã viveria para sempre no pântano.

violeta forte, nascem de haste rósea robusta, com aspecto velho, seco. Sou beleza que brota da feiura. Sou flor mimosa que brota sobre o calo.

Ela também é a protetora dos doentes, desabrigados, deficientes e idosos. Senhora de muitos búzios, ela sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. Nanã Buruque é chamada de: Nanã Buruku, Nanã Buru, Nanã Boroucou, Anamburucu, Nanamburucu ou Nanã Borodo.

Como é uma divindade associada aos primórdios da criação, quando se manifesta em seus filhos, dança com movimentos lentos e dignos. Os emblemas, objetos rituais, cantigas, saudações e mitos que constituem seu culto também destacam os três elementos aos quais Nanã está associada: água, lama e morte.

26 de julho

O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.

Oração de Nanã para proteção
À minha mãe Nanã, eu peço que abençoe o meu coração, minha cabeça, meu espírito e corpo. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes, e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos. Minha querida Mãe e Senhora, tenha piedade de meu coração.

está enfim tá que a nossa oferenda você pode como desfazer na tua casa no altar pessoal em algum cômodo que você acha adequado você pode fazer no seu terreiro.

Como são os filhos e filhas de Nanã? Geralmente, os filhos e filhas de Nanã Buruque são pessoas que apresentam a calma de espírito, por isso, nunca estão estressadas e ansiosas. Além disso, são conselheiras, emotivas, e pessoas de muita fé.

As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar os seus afazeres; gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.