O que mudou na vida dos brasileiros após a Independência?

Perguntado por: amota . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Oficialmente, o Brasil rompeu o elo político que o mantinha unido a Portugal e foi criado todo um arcabouço legal e institucional que dava sustentação ao recém-criado Estado brasileiro. É importante entender que parte desse aparato de Estado já estava sendo construído desde da chegada da família real.

A Independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro no dia 7 de setembro de 1822, pondo fim ao domínio português e inaugurando a autonomia política do país.

Os homens eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis e perigosas. Já as mulheres exerciam atividades domésticas. Os escravos comiam alimentos de má qualidade, dormiam na senzala (galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos. Em 1850, o imperador Dom Pedro II proibiu o tráfico de escravos.

Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil. D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.

A economia do Brasil era extremamente diversificada no período pós-Independência, mas foi necessário um grande esforço por parte do governo monárquico para realizar a transmutação de sistema econômico puramente escravocrata e colonial para uma economia moderna e capitalista.

A primeira e mais marcante consequência da independência do Brasil foi a constituição do país como uma nação soberana. Nesse processo, houve a separação de Portugal, de modo que a nação alcançou sua autonomia para estabelecer suas próprias normas políticas, sociais e econômicas.

A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública.

A partir disso, os brasileiros puderam desenvolver um senso de unidade e pertencimento a uma nação única, com sua própria história, cultura e instituições. Com a independência, o Brasil ganhou maior autonomia para tomar decisões políticas, econômicas e sociais em prol do seu desenvolvimento.

Ao proclamar a independência, o Brasil rompia os laços com a coroa portuguesa e passava a ser uma nação autônoma. Essa conquista representou não apenas a liberdade política, mas também o início de um longo processo de construção e consolidação da identidade nacional brasileira.

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.

A sociedade brasileira no período pós-independência era formada por escravos, na sua base de sustentação, pelos trabalhadores assalariados, pela nobreza, pelo clero e pelos comerciantes e diversos profissionais, como médicos, advogados, etc.

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

Internamente, algumas “questões” são apontadas como decisivas para o enfraquecimento da monarquia brasileira e, consequentemente, a instauração da República em 1889, sendo elas a questão religiosa, a questão abolicionista e a questão militar.

Após a independência de Portugal, o Brasil enfrentou conflitos, mudanças econômicas e uma turbulenta passagem de reinado.

  1. 1 – Rio, a capital do Império. ...
  2. 2 – Moda. ...
  3. 3 – Guerras da Independência. ...
  4. 4 – Opositores. ...
  5. 5 – Economia. ...
  6. 6 – Constituição. ...
  7. 7 – Indústria. ...
  8. 8 – Abdicação de Dom Pedro I.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Aumento do trabalho assalariado, grandes levas de imigrantes estrangeiros, forte crescimento industrial, e aceleração do dinamismo das atividades econômicas. Este era o cenário exuberante vivenciado no Brasil após a proclamação da República, em 1889.