O que mudou na acentuação gráfica depois do novo acordo ortográfico?
Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes. Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda).
Quais acentos caíram na nova ortografia?
Por exemplo: feiura, Sauipe. E por fim caíram todos os acentos diferenciais: para, pelo (do cachorro), pelo (verbo pelar). A língua portuguesa só tem dois acentos diferenciais, agora, com o Acordo Ortográfico: pode e pôde (passado do verbo poder) e o verbo Pôr mantem o acento, porque ele é monossíllabo.
Quais as palavras que mudaram os acentos?
Perdem o acento agudo somente as palavras paroxítonas: ideia, epopeia, assembleia, jiboia, boia, eu apoio, ele apoia, esferoide, heroico... O que não mudou? O acento agudo permanece nas palavras oxítonas: dói, mói, rói, herói, anéis, papéis, pastéis, céu, réu, troféu, chapéus...
O que perdeu o acento?
O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
Porque voo não tem mais acento?
É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo. ioga ou yoga? As duas formas estão corretas.
Quando a pêra perdeu o acento?
Resposta: a forma correta, com o acordo ortográfico, será "pera", sem o acento circunflexo. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa eliminou os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971.
Quais as regras de acentuação gráfica que não foram modificadas com o novo acordo ortográfico?
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.
Quais são as reformas ortográficas?
As principais mudanças na língua aconteceram na acentuação, no hífen, no trema e no alfabeto. Acentuação: - Os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) abertos éi, ói, e éu não são mais acentuados em paroxítonas (continuam acentuados em monossílabos e em oxítonas ).
Qual é o acordo ortográfico mais recente?
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.
Porque tiraram o acento de ideia?
Porém, a partir de 1º de janeiro de 2009, tais palavras, por serem paroxítonas terminadas em “a” ou “o”, perderam o acento, justamente para se fazer um ajuste e seguir o padrão das demais nações falantes da Língua Portuguesa.
Quais palavras não se usa mais acento?
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Como era antes da nova ortografia?
Antes mesmo da reforma ortográfica ser anunciada, diversas mudanças já vinham sendo feitas no nosso vocabulário. Até pouco tempo atrás era comum encontrar placas e letreiros de farmácias com a grafia utilizando a dupla "Ph" no lugar da letra "F" (Pharmácia).
Quando ocorreu a mudança da nova ortografia?
A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º. de janeiro de 2009, pondo em prática as regras estabelecidas pelo o decreto de nº 6.583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Quais são os tipos de acentuação gráfica?
Acabe com suas dúvidas em acentuação gráfica! As regras de acentuação gráfica foram criadas para, por meio da escrita, orientar a pronúncia correta das palavras quanto à sílaba tônica. Os acentos gráficos são dois: agudo (´) e circunflexo (^).
Quais os tipos de acentuação gráfica?
Na língua portuguesa, existem três tipos de acento:
- acento agudo (´)
- acento grave (`)
- acento circunflexo (^)
O que mudou com o acordo ortográfico de 1990?
Alteram-se as regras do hífen e suprimem-se alguns acentos agudos como nas paroxítonas (palavras graves) que têm "ói" na sílaba tônica. Por exemplo, jóia, heróico e andróide passam a joia, heroico e androide, tal como já acontecia com comboio ou dezoito.
Tem continua com acento?
Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.
Porque a palavra caju não tem acento?
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Porque enjoo perdeu o acento?
Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em –oo(s) e –eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.
Porque perdoo perdeu o acento?
10ª - Recebe acento circunflexo o penúltimo o fechado do hiato oo, seguido, ou não, de s, nas palavras paroxítonas: abençôo, enjôos, perdôo, vôos, etc. 11ª - Usa-se o til para indicar a nasalização, e vale como acento tônico se outro acento não figura no vocábulo: afã, capitães, coração, devoções, põem, etc.