O que mudou depois da independência dos Estados Unidos?

Perguntado por: emota2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Logo após a declaração de independência dos Estados Unidos em 1776, os principais oficiais das treze antigas colônias britânicas, — agora, Estados dos Estados Unidos — passaram a planejar a instalação de um sistema de governo central, que seria válido para todo o novo país.

George Washington pertencia a uma das famílias mais ricas e influentes desse condado, sendo que a família Washington tinha enriquecido, sobretudo, por meio da especulação imobiliária. George Washington foi presidente dos Estados Unidos em dois mandatos, governando o país de 1789 a 1797.

A partir da independência, as Treze Colônias adotaram um modelo republicano e um sistema federalista, que garantiu a aplicação de autonomia para os estados. O nome adotado para a nova nação foi o de Estados Unidos da América.

Com a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, aproximadamente 700 mil escravos conquistaram sua liberdade e enfrentaram novos desafios na condição de libertos. Após a Lei Áurea, muitos libertos abandonaram os locais que moravam e procuraram empregos em outras fazendas. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Consequências da Revolução Americana
A Revolução Americana separou os Estados Unidos da Inglaterra e inspiraria movimentos como a Revolução Francesa e as independências das colônias da América Latina.

Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa.

O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial, era chamado de as Treze Colônias. Elas eram colonizadas pela Inglaterra, que até então estava preocupada apenas com os seus assuntos internos.

Lei do Chá (1773), concedia o monopólio do comércio do chá à Companhia de Comércio das Índias Orientais. Em represália, os americanos realizaram a Boston Tea Party, na qual os colonos, fantasiados como índios, abordaram os navios e atiraram na água a carga de chá.

Considera-se que a adoção de tal nome tenha relação com a adesão ao ideal republicano que levou à criação dos Estados Unidos da América, no qual as Treze Colônias independentes entre elas e ligadas ao Império Britânico, formaram uma união federativa, ao passo que o Brasil durante o Império era um Estado unitário ...

Este documento proclamou a independência das 13 colónias norte-americanas e foi adotado pelo Congresso Continental a 4 de julho de 1776. Esta declaração exprimia os descontentamentos dos colonos face à Coroa britânica e declarava as colónias estados livres e independentes.

O objetivo era afastar qualquer influência dos colonizadores europeus, visando conquistar aliados e benefícios econômicos. Oficialmente, os Estados Unidos foram a primeira nação a reconhecer a independência do Brasil.

b) Quais grupos sociais foram excluídos da igualdade de direitos estabelecida nos Esta- dos Unidos independente? Os pequenos proprietários de terras, os artesãos, as mulheres, os escravos e os indígenas.

O crescimento da economia norte-americana também foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento ...

Os Estados Unidos continuariam sua expansão durante o século XX, mas agora adquirindo territórios ultramarinos, espécie de "neo-colônias", como por exemplo Cuba, Porto Rico, Filipinas, a Samoa Americana ou as ilhas Marianas.