O que mudou após a chegada dos colonizadores portugueses?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Após a chegada ao Brasil, os portugueses passaram a colonizar o país e explorar recursos minerais e naturais, para obtenção de lucros. Para isso, exploraram a mão de obra indígena, de imigrantes e de pessoas trazidas do continente africano.

A relação com os índios passou a ser conflituosa e, praticamente, em todos os locais de colonização se desencadearam guerras entre os índios e os brancos. Se os índios ganharam alguns combates, por outro lado, os portugueses ganharam a guerra.

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Os portugueses realizaram uma transformação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procis- sões. As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa.

Durante mais de trezentos anos de colonização portuguesa, foram levados do Brasil R$ 193 bilhões em ouro e R$ 420 bilhões em diamantes.

A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do ...

Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro. A escravização foi introduzida por volta de 1530, sendo que os escravizados eram indígenas e africanos.

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.

Resumo: A partir do momento em que os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, século XV, iniciou-se o uso intensificado dos recursos naturais. A exploração inicou-se, no primeiro momento, para a construção de casas e igrejas, com o seqüente uso de caça, pesca e uso dos recursos hídricos.

Extermínio dos povos indígenas
No primeiro século de contato, 90% dos indígenas foram exterminados, principalmente por meio de doenças trazidas pelos colonizadores, como a gripe, o sarampo e a varíola.

Além de serem dizimados pelos povos europeus, os índios perderam a sua identidade cultural, devido a miscigenação e a imposição da cultura dita civilizada por parte dos ''homens brancos''.

A colonização portuguesa na América gerou importantes impactos para a vida dos povos indígenas. O primeiro impacto foi demográfico. Os indígenas não tinham defesa imunológica para doenças como varíola, sarampo, coqueluche, catapora, difteria, tifo, peste bubônica e mesmo gripe.

Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.

Entre os positivos, cito o empreendedorismo e a coragem de desbravar o desconhecido. O fato de termos uma língua única, com um gigantesco território, demonstra um poder de liderança dos portugueses. Aqui também houve uma benéfica miscigenação racial, deixando-nos flexíveis.