O que muda no rosto com a idade?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Conforme envelhecemos, três fenômenos naturais vão mudando nosso aspecto e contribuem com a percepção do envelhecimento: a perda de gordura facial, a flacidez e a reabsorção óssea.

Envelhecimento da pele em geral e perda de volume
A cada ano que passa há uma mudança estrutural de todas as camadas da pele. A forma do rosto muda ao longo do tempo e pode ser explicado pela perda de volume. A forma como envelhecemos é, em parte, devido à genética.

Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do...

  • Perda do volume facial. Com o envelhecimento, é comum perder também os compartimentos de gordura da pele, afetando o volume facial. ...
  • Olheiras. ...
  • Manchas. ...
  • Cicatrizes de acne. ...
  • Vasinhos no rosto. ...
  • Ponta nasal caída.

Um dos procedimentos mais realizados para o rejuvenescer o rosto é a Harmonização facial, ela combina as melhores técnicas estéticas para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.

Entre as mudanças pelas quais passamos, estão o surgimento das rugas, a perda da elasticidade da pele a flacidez, a diminuição da densidade óssea, o enfraquecimento do cabelo e a redução da camada de gordura que dá forma ao nosso rosto, entre outras modificações.

O rosto QUADRADO envelhece melhor que os outros formatos em vista de sua estrutura óssea. Mesmo que o envelhecimento o afete de maneira simétrica, pode-se perceber a queda nas bochechas e a diminuição do contorno da mandíbula. O rosto OVAL por ser mais longo podem apresentar afundamentos nas bochechas e nas têmporas.

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.

“Aos sete anos de idade o percentual do crescimento craniofacial é de 70%, aos 12 anos é de 90% e no fim da adolescência o rosto está totalmente desenvolvido.

Exercícios Físicos
Existem alguns exercícios que ajudam a fortalecer e tonificar a musculatura do rosto, como exercícios para eliminar o queixo duplo ou diminuir as bochechas. Para fazer o exercício para diminuir as bochechas, é só sorrir e forçar ao máximo os músculos da face, sem forçar o pescoço.

Assim como as rugas e linhas de expressão, a flacidez no rosto é um sintoma muito comum do envelhecimento da pele. A falta de tônus surge por conta da degradação do colágeno e elastina - fibras responsáveis por dar sustentação à pele -, mas isso pode ser retardado com alguns cuidados certos.

A recomendação número um para retardar o envelhecimento da pele é mantê-la limpa e hidratada. A utilização de produtos que hidratam a pele e promovem a regeneração celular, ao longo do dia, tornará a sua pele mais saudável e reduzirá os sinais visíveis de envelhecimento, como as rugas e as linhas de expressão.

  1. 1 - Nunca deixe de retirar a maquiagem. A primeira dica importante para prevenir o envelhecimento precoce é bem simples: nunca durma sem retirar toda a maquiagem do rosto! ...
  2. 2 - Use protetor solar todos os dias. ...
  3. 3 - Invista na esfoliação. ...
  4. 4 - Não descuide da hidratação. ...
  5. 5 - Procure seguir um estilo de vida saudável.

“Aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade como, rugas, pés de galinha, bigode chinês e manchas”, conta Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa. Com a perda de colágeno e da elastina, a pele tende a perder firmeza, tônus e existem também alterações no nível de hidratação.

Aparentar ter mais idade seria causado, em parte, por uma variação genética, explica um estudo divulgado nesta quinta-feira e que estabelece, pela primeira-vez, um vínculo entre a percepção do envelhecimento e um gene específico.