O que muda no corpo aos 36 anos?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

Como resultado, algumas mudanças podem começar a ser observadas, como desaceleração do metabolismo, perda progressiva de massa muscular, redução na produção de colágeno, aumento do apetite, tendência ao acúmulo de gordura, aumento ou diminuição do fluxo menstrual, alterações de humor e líbido”, afirma a ginecologista.

A puberdade inicia-se em idades diferentes em meninos e meninas. Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos. Alguns sinais indicam que a puberdade está iniciando-se.

Quando a mãe tem mais de 35 anos, só pode ter parto normal se não apresentar diabetes e hipertensão. Caso faça atividade física e tenha o preparo pélvico adequado, pode conseguir dar à luz dessa forma.

Congelamento de óvulos: quando a mulher decide ser mãe depois dos 35 anos, mas ainda não tem essa idade, pode optar por congelar os próprios óvulos e tentar engravidar por meio de FIV no momento que desejar.

Procure por cosméticos específicos para o rosto, pescoço e a região ao redor dos olhos. Cremes com ácido hialurônico reafirmam a pele e previnem as rugas. O hidratante deve ser rico em vitamina A e, segundo sua idade, é melhor usar um creme leve, não oleoso.

IDADE: 35 – 45 ANOS
A pele, geralmente, se torna um pouco mais seca e sensível. Porém alguns ainda continuam a ter uma pele oleosa. Acontece uma perda progressiva da elasticidade, revelando os primeiros sinais da ação da gravidade. Linhas suaves (rugas finas) vão se instalando na área dos olhos.

A gestação de mulheres com mais de 35 anos não é mais uma exceção, e tem se tornado cada dia mais frequente. Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

Uma mudança na visão é frequentemente o primeiro sinal inegável do envelhecimento.

Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.

Segundo a dermatologista, aos 30 anos é normal notar rugas finas em volta dos olhos (também conhecidos como pé de galinha) e algumas manchas na pele. No entanto, para quem é fumante ou consome bebida alcoólica, os sinais de envelhecimento são mais aparentes.

Após os 30 anos, a pessoa já começa a diminuir os níveis de massa muscular no organismo, e essa perda corresponde de 1 a 2 por cento ao ano. Este é um processo natural do corpo. A boa notícia, é que é possível brecar essa perda de massa mudando seu estilo de vida.

Manchas de sol ou de acne, linhas de expressão, flacidez ao redor dos olhos... todos esses sinais são comuns de aparecerem, até mesmo para quem sempre cuidou do rosto com cuidado. No entanto, alguns hábitos simples podem amenizar esses contratempos e deixar a cútis mais radiante para comemorar a fase nova dos 30!

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos.

Grávidas com mais de 35 anos podem desenvolver um quadro delicado de gravidez desde que a condição de saúde não seja boa e a mulher acumule problemas que podem comprometer o bem-estar dela e do bebe.