O que muda no corpo aos 19 anos homem?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Nestes anos da adolescência o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax. Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar.

A puberdade masculina tem início por volta dos 10 anos até aos 16 anos, porém, em alguns casos, pode começar por volta dos 9 anos, sendo chamada de puberdade precoce.

20 anos

Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer.

Aos 19 anos, tanto meninas como meninos em geral não crescem mais, se a puberdade foi normal. Com a idade óssea fechada, ninguém mais cresce 7 cm.

Puberdade é o nome do período em que ocorre a transição da infância para a vida adulta. As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa.

Aos 20 anos, os homens atingem seu auge físico, pois passam por um pico hormonal muito grande, principalmente do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas e desejo sexual. Mas também é o momento em que eles podem se mostrar ansiosos por causa da inexperiência.

Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16. A puberdade pode ter início precocemente aos nove anos e continuar até os 16.

Uma minoria dos homens tem um distúrbio nos hormônios masculinos, o que acaba fazendo com que os pêlos não apareçam. Mas aí outras alterações, como um pequeno desenvolvimento dos genitais, voz mais aguda, pele fina e corpo sem muita massa muscular, também vão estar presentes.

É nessa fase também que acontece, em ambos os sexos, o estirão do crescimento, rápido e acentuado, com duração de 2 anos, aproximando os jovens de sua estatura final. Considera-se a puberdade finalizada quando se atinge a maturidade física e a capacidade de procriação.

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

Durante a infância, crescemos por ano entre 4 a 6 cm. Na puberdade, o indivíduo pode crescer de 8 até 12 cm por ano, crescimento auge da nossa vida. Sem esquecer de que o estirão começa pelas pontas: primeiro mãos e pés, depois pernas, braços e lá no fim tronco.

O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

É ainda possível crescer com 19 anos? É mais difícil, mas ainda existe alguma possibilidade.
...
Alguns fatores que podem influenciar o processo de crescimento e a estatura final são:

  1. Genética;
  2. Nutrição;
  3. Doenças;
  4. Urbanização;
  5. Atividade física;
  6. Estresse.

Com 20 anos, as áreas de crescimento dos ossos longos já estão praticamente fechadas. É pouco provável que aconteça um aumento significativo na sua altura. Seu tamanho está dentro do normal (em relação à altura dos seus pais). Dois ou três centímetros é o máximo que você pode crescer.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Algumas vezes, a puberdade tardia é causada por problemas médicos crônicos, distúrbios hormonais, radioterapia ou quimioterapia, distúrbios alimentares ou prática excessiva de exercícios, distúrbios genéticos, tumores e certas infecções.