O que muda na urina quando está grávida?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Urina amarelo-clara
Esta é a cor normal da urina.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Gravidez
As mudanças hormonais normais que ocorrem na gravidez podem deixar a mulher mais sensível a cheiros, podendo também ter a sensação de que a urina tem um cheiro mais forte.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

A urina com espuma não significa obrigatoriamente um problema de saúde, pois pode ser um jato de urina mais forte, o contato da urina com produtos químicos do vaso sanitário, urina mais concentrada, exercício físico intenso ou a presença de sêmen.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

1Os roncos podem ser sinais de que a mulher está grávida, mesmo que de pouco tempo. 2Os pés podem crescer um pouco durante a gravidez devido ao afrouxamento dos ligamentos. 3A gengiva e a mucosa nasalpoderão sofrer alterações e sangrar pelo fluxo de sangue corporal.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Menstruação atrasada: o atraso da menstruação pode ser uma dica de que a mulher está grávida. Mas é importante lembrar que não é apenas a gravidez que provoca o atraso da menstruação. Dores de cabeça: no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causa alterações hormonais que podem provocar dores de cabeça.

Sintomas da gravidez antes do atraso menstrual

  1. Náuseas e vómitos. ...
  2. Sono e cansaço. ...
  3. Alterações de humor. ...
  4. Frequência urinária. ...
  5. Prisão de ventre. ...
  6. Inchaço abdominal e pressão no baixo-ventre. ...
  7. Melasma (manchas escuras na pele) ...
  8. Aumento da temperatura corporal basal.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.