O que muda depois de uma traição?

Perguntado por: ifogaca4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A recuperação após uma traição é a mesma enfrentada para superar qualquer experiência de dificuldade emocional. É preciso falar muito sobre o assunto, de uma forma honesta, profunda e respeitosa, afirma o psicoterapeuta. Segundo ele, a comunicação é a chave para colocar o relacionamento em ordem.

Dica da especialista
De acordo com a profissional, a ferida causada pelo ato da traição demora um tempo para cicatrizar, pois a pessoa traída passa pelas 5 fases do luto que são, na seguinte ordem: Negação. Raiva. Barganha/negociação.

"Pode ser uma insatisfação com a relação, o perfil da pessoa, que não se satisfaz com uma única relação, uma pessoa mais insatisfeita, pode ser uma vingança ou até falta de compromisso e imaturidade. São vários os motivos que podem levar uma pessoa a trair", observou a psicóloga (veja vídeo abaixo).

Qualquer característica de um relacionamento abusivo é pior que traição. "Os abusos nas relações não se restringem às agressões físicas. Violência verbal, proibições, humilhações e manipulação atingem muito o outro.

Raiva, mágoa ou desejo de vingança são sentimentos comuns após a descoberta de uma traição, mas é importante não se deixar levar por eles – para cada ação ou decisão que tomamos em nossa vida, há uma consequência para ela.

Dói tanto que elas se sentem estilhaçadas. É dolorosa porque há o rompimento de uma aliança, seja em um relacionamento amoroso, ou uma amizade. As traições mudam rumos de histórias e abrem feridas na alma, pois quebram princípios estabelecidos e rompem alianças, abrindo brechas que são difíceis de remendar.

Entre eles estão:

  • tédio;
  • indiferença;
  • solidão;
  • vingança por alguma atitude;
  • busca por atenção;
  • sentir-se menosprezado pelo parceiro;
  • excitação por ser “algo proibido” ou uma “aventura sexual”;
  • vontade de terminar o relacionamento.

Superar a ferida da traição

  1. Avaliar a situação. É importante tornar claras as circunstâncias nas quais a traição aconteceu. ...
  2. Não se culpar. Ainda que o traído seja a vítima, muitas vezes cai na tentação de se recriminar pelo ocorrido. ...
  3. Aceitar o ocorrido. ...
  4. Dar tempo a si mesmo. ...
  5. Fazer um balanço. ...
  6. Buscar o caminho do perdão.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Segue algumas dicas que podem te ajudar a superar essa fase e recuperar sua autoestima:

  1. #1 – Permita-se sentir.
  2. #2 – Volte a conectar-se com sua essência.
  3. #3 – Cuide da sua saúde e aparência.
  4. #4 – Reorganize sua rotina.
  5. #5 – Faça novos planos para o futuro.
  6. #6 – Invista em autoconhecimento.

Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança. Provavelmente, uma das emoções mais importantes que você sentirá será a raiva. Estar bravo neste momento é humano, necessário e lhe ajudará a seguir em frente.

São muitos os motivos pelos quais sofremos, mas a experiência de uma traição carrega em si uma incrível oportunidade de crescimento, onde aprendemos a conhecer melhor o outro, à nós mesmos, e aos problemas da relação.

A pessoa traída costuma se sentir um lixo. Isso afeta toda sua vida, pois desconstrói todo um passado vivido. Detona todo a expectativa de futuro e dias melhores, mesmo que a relação siga em frente. Toda essa desconstrução causada pela traição dói exacerbadamente.

Não há uma receita perfeita sobre como perdoar uma traição. A conversa, porém, deve ser o primeiro passo para qualquer tentativa de reconciliação. Se o casal não quiser, não é preciso falar sobre as razões da infidelidade, mas é importante assumir o que ocorreu e planejar como lidar com as consequências.

Homens sofrem mais coma traição do que mulheres , revela pesquisa. Uma pesquisa realizada pelo ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), maior site de relacionamento do Brasil, com 2 mil pessoas, mostra que para 59% dos homens ser traído é o que faz com que se sintam mais desvalorizados por uma mulher.

Especialista responde. O adultério deixou de ser crime há mais de 15 anos, quando a Lei 11.106/2005 tirou do Código Penal a pena de quinze dias a seis meses de detenção para a prática.