O que muda depois de ser pai?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

“Ele passa a ter mais responsabilidade, preocupação e comprometimento com as coisas que tem que fazer. Muda também o planejamento de vida: o que antes se fazia sozinho ou em casal, agora precisa ser planejado para três pessoas ou mais”, acrescenta a especialista.

Ser pai é sentir o próprio coração batendo fora do peito, é não poder morrer, é não querer morrer, é ter um motivo a mais para levantar a cada dia e, por fim, ser pai é ter certeza de que fiz minha parte para melhorar o mundo”. “Ser pai é um privilégio que somente homens dispostos a amar alguém mais do que a si têm”.

As preocupações dos futuros papais giram em torno de três eixos: a relação de casal após o nascimento do filho, o trabalho e, claro, o sexo (e não mencionamos o caso de a criança não ser desejada, o que possivelmente faria com que as preocupações se transformassem em angústia).

Muitos casais relatam que após o nascimento dos filhos ocorre uma modificação no relacionamento amoroso: casais que quase não brigavam, começam a ter brigas homéricas. As queixas mais frequentes giram em torno da “falta de ajuda” do marido com as crianças ou o “autoritarismo” da mãe.

O impacto da chegada de um bebê na relação de um casal é muito maior do que imaginamos, mas também nos mostrou mais companheiros porque estamos dispostos, na maioria dos dias, a lidar com o desencontro. E eles acontecem com mais frequência do que o esperado.

Normalmente, ele só acaba próximo aos 60 anos de idade, momento em que a produção de testosterona cai, ocasionando na queda de produção de espermatozoides. Apesar disso, é possível encontrar casos de homens que já não conseguem mais ter filhos antes dos 60.

Chantelle Steadman, 15, viraram pais na Inglaterra.

O valor de um pai é algo que somente quem realmente é filho sabe, quando os filhos se tornam uma benção para os pais, eles sempre serão valiosos do primeiro dia que reconhecemos no “outro ao lado do espelho” o nosso pai, e não percebemos mais que somos a mesma pessoa, até o dia que percebemos que o perdemos.

É o cuidado físico e emocional que se dá à criança em sua maneira única de cuidar, de olhar e de falar. Ser pai como se deve está, portanto, muito além de um laço sanguíneo ou registro documental… É algo do domínio afetivo, da reflexão, da escolha, do envolvimento emocional… Não é apenas um rótulo.

Deixamos aqui 5 dicas de como se preparar para a paternidade e tornar esse momento ainda mais especial!

  1. PLANEAMENTO FAMILIAR.
  2. PARTICIPE NA MATERNIDADE.
  3. ORGANIZE-SE FINANCEIRAMENTE.
  4. AJUDE NAS TAREFAS DOMÉSTICAS.
  5. SAIBA LIDAR COM O PUERPÉRIO.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais.

O relacionamento entre o pai e seu bebê vai sendo construído durante a rotina. E são os momentos de qualidade que incentivam e estimulam a relação! Para muitas crianças, o pai representa amor, segurança e responsabilidade. Por isso, é uma importante figura para o desenvolvimento emocional dos pequenos e pequenas.

O motivo mais comum
A grande maioria dos homens que rejeitam suas esposas grávidas na verdade não está conseguindo desapegar de anseios e temores sobre o futuro. Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor.

Caçula é a designação dada ao filho/a ou irmã/o mais novo de uma família.

Do ponto de vista fisiológico, a janela de tempo com maiores chances de engravidar é dos 20 aos 29 anos, sendo o pico reprodutivo aos 25 anos. Durante esse período, o aparelho reprodutor está totalmente desenvolvido e preparado para receber uma gravidez.