O que muda com o primeiro cio?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

No primeiro cio, o sangramento foi bem intenso e a vulva dela sempre fica muito inchada. Mas o que mais é perceptível é como ela fica carente nesse período, ela já é bem carinhosa, e durante o cio a carência dobra”, pontuou.

Além do aumento de volume e escurecimento da vulva e o leve sangramento, a cadela no cio pode apresentar outros sintomas e sinais:

  • Agressividade e inquietação.
  • Apatia, tristeza ou carência.
  • Maior atração dos machos.
  • Mudança no apetite.
  • Dores ou sensibilidade na região abdominal.

A cadela no cio costuma apresentar algumas manifestações características como: cólica, aumento do volume da vulva, vermelhidão e escurecimento da região genital, secreção vaginal, agressividade, inquietação e carência. A receptividade ao macho vai depender da fase do cio.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.

Sinestar é indicado para evitar ou anular o cio na cadela ou gata; falsa gestação em cadelas; hipersexualidade do macho; adenoma de glândulas perianais; hipertrofia prostática do cão; tumores estrógeno dependentes na cadela; dermatite miliar felina; granuloma eosinofílico em gatos.

As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cadela está sentindo cólicas no período.

A maior preocupação dos tutores é saber quanto tempo um cachorro fica no cio. O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas. Deixe que ela guie a massagem.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

“Durante o cio, as variações hormonais provocam necessidades fisiológicas e comportamentais que geram estresse nas cadelas”, explica o Dr. Rafael. Por isso, nesta fase, o especialista diz que é preciso ter alguns cuidados adicionais: ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se a pet está comendo.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

A idade em que a cachorra “menstrua” pela primeira vez varia muito e pode depender da sua raça e genética. Geralmente as cachorras têm o seu primeiro cio entre 7 e 10 meses de idade, mas em algumas raças (principalmente de porte grande), isso pode acontecer quando a cadela está com mais de um ano.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Na hora de dar banho à sua cadela no cio, pode utilizar o xampu habitual e o condicionador. Desta forma, não precisa de novos produtos, visto que, como já referimos, o cio não impede o seu banho nem causa nenhum tipo de alteração para ter que usar novos produtos.

Uma alternativa que ajuda muito a lidar com os sangramentos da cadela no cio é o uso do absorvente para cachorro. Sim, o produto existe e é muito útil nesses momentos.

A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada.