O que muda com a retirada do siso?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, você provavelmente sentirá dor e terá inchaço (pode ter um pouco de sangramento). Por isso, tome cuidado enquanto a boca estiver se recuperando para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização.

A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

É normal que o inchaço ocorra em torno da boca e das bochechas, até mesmo sob os olhos, e em volta das maçãs do rosto. Geralmente, aparece entre 5 e 12 horas após a cirurgia e pode durar até 3 ou 4 dias. Então seja paciente! O inchaço pode ser tratado para minimizar a dor e o desconforto.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Muitos pacientes têm essa dúvida e acabam adiando a ida ao dentista com receio de ter sua fisionomia alterada. A verdade é que a cirurgia é feita com muita responsabilidade e não gera danos estéticos ou funcionais. Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

Pode levar até 2 semanas para se recuperar da cirurgia para remover o dente do siso ou dentes. Durante este tempo, você pode ter: boca e bochechas inchadas – isso será pior nos primeiros dias, mas melhorará gradualmente; pressionar suavemente um pano frio no rosto ajuda a reduzir o inchaço.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

O tempo de repouso depois da cirurgia de siso é bem rápido!
“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Alguns motivos para não tirar os sisos:
O siso aumenta nossa plataforma oclusal, aumentando nossa estabilidade postural. Ter sisos aumenta o osso maxilar o que por sua vez leva a um aumento do nosso seio maxilar, a maior das cavidades paranasais do nosso crânio, preenchida de ar.

Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis. Entretanto, isso depende muito da avaliação do profissional e das necessidades de cada paciente.

Por que temos dentes sisos? Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar.

A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez, desde que o paciente esteja em condições ideias para o procedimento e o ato cirúrgico seja conduzido por um profissional com expertise nesse tipo de cirurgia.

Também é importante lembrar que não se pode bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias. De acordo com Rosane, ficar em repouso o maior tempo possível, sem fazer força ou atividade física é imprescindível.

Para quem vai tirar o siso e está apreensivo diante dessa situação, separamos os sintomas comuns após a extração que não devem preocupar o paciente. Ainda que dolorido e um pouco incômodo, a boa notícia é que eles passam dentro de poucos dias.

Não consigo abrir a boca após cirurgia de retirada do siso
Isso ocorre devido a tensão gerada durante o procedimento de exodontia, causando tensionamento dos músculos, seja pelo tempo do procedimento cirúrgico ou então pelo grau de complexidade da cirurgia.

2 a 3 dias: diminuição do inchaço da boca e bochechas; 7 dias: remoção dos pontos realizados pelo dentista; 7 a 10 dias: diminuição da rigidez e a dor na mandíbula; 2 semanas: recuperação e cicatrização por completo.

É recomendado não comer e beber nas horas que antecedem a cirurgia, mas, se não for possível, opte por uma refeição leve e ligeira.

A dor tem um motivo
Esse incômodo pode ser um sinal emitido pelo corpo dizendo que algo não está em ordem. “Após extrações, também podem ocorrer alterações patológicas que são geralmente causadas por algum erro de técnica, ou até mesmo descuido no pós-operatório por parte do paciente”, explica.

Quanto custa extrair um dente do siso 2022? Em questões de preço médio de 200 a 400 reais, mas em custos comuns o valor varia entre 500 a 600 reais. E na forma em que se foi citado lá em cima tudo depende da quantidade, ou seja, múltiplas extrações mudam o orçamento final.

Não! O dentista é a melhor pessoa para falar se sim ou não no seu caso. Mas, em geral, não é uma obrigatoriedade fazer a retirada do siso. A extração só é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares.