O que muda com a nova Lei de Liberdade Econômica?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

O QUE MUDA COM A LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA? A lei permite o exercício das atividades econômicas em qualquer dia e horário, inclusive em feriados, não estando sujeitos a cobranças ou encargos adicionais, desde que não atinja o meio ambiente, a regulação condominial e a legislação trabalhista.

Quais são os impactos da Lei de Liberdade Econômica no Direito Civil? A Lei de Liberdade Econômica atenua a intervenção do Estado nas atividades econômicas privadas, conforme disciplinado no código de processo civil, em seu artigo 421.

A Lei de Liberdade Econômica (LLE) garante o direito que as pessoas possuem de desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir sem muita interferência do Estado, aliviando o peso da burocracia sobre o empreendedor.

A lei 13.874/2019 traz essa dispensa para as empresas que atuam em atividades de baixo risco, tais como as costureiras formalizadas, salões de beleza e afins.

Impactos da Lei da Liberdade Econômica nas empresas
Ou seja, os impactos nas empresas ainda estão mais no plano “esperado” do que no “realizado”. Sim, já houve avanços na abertura de empresas e redução de amarras em processos burocráticos.

A lei 13874/19 trouxe novos horizontes para a plataforma do e-social, onde ocorrerá, a nível federal a substituição do sistema para outro mais simplificado para a escrituração digital de obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais.

Quais São as Atividades de Baixo Risco?

  • Bares;
  • Padarias;
  • Fábricas artesanais;
  • Negócios ligados com prestação de serviços.

. A Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019) é uma lei federal brasileira cujo objetivo principal é reduzir a burocracia nas atividades econômicas. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei entrou em vigor no dia 20 de setembro de 2019.

1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.

Em sentido amplo, a liberdade seria a capacidade de fazer e não fazer tudo o que seja licitamente permitido. Em outras palavras, constitui o direito de toda pessoa de organizar, de acordo com a lei, sua vida individual e social conforme suas próprias opções e convicções.

A Lei13.874/19, mais conhecida como Lei da Liberdade Econômica, possui como grande objetivo viabilizar o livre exercício da atividade econômica e a livre iniciativa, deixando evidente a intenção do legislador em garantir autonomia do particular para empreender.

Assim, a Lei de Liberdade Econômica surgiu como uma necessidade de diminuir a intervenção estatal nos contratos particulares, estimulando o empreendedorismo e priorizando a geração de novos empregos.

A Lei da Liberdade Econômica ampliou o conceito legal de fundos de investimento originalmente estabelecido na MP da Liberdade Econômica. Assim, os fundos foram definidos como condomínios de natureza especial, destinados à aplicação, não apenas em ativos financeiros, mas em bens e direitos de qualquer natureza.

Quais são os riscos de não ter um alvará de funcionamento? A penalidade para empresas que não têm o documento pode ser o fechamento do estabelecimento ou uma multa. O valor não é único e pode variar conforme a situação. A taxa também pode ser cobrada durante vários meses, ultrapassando o valor de R$ 2 mil.

Desde o dia 1º de setembro de 2020, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados da emissão do alvará e licenças de funcionamento para o início de suas atividades.

Contrair multas
Tanto o Procon do seu estado quanto outro órgão municipal de defesa ao consumidor têm poder de impor multas a empresas sem alvará de funcionamento.

Com base nisso, o ranking é organizado em cinco grupos de países:

  • economias livres,
  • economias majoritariamente livres,
  • economias moderadamente livres,
  • economias majoritariamente não livres e.
  • economias reprimidas.

O Índice de Liberdade Econômica, ao averiguar o grau de liberdade para empreender nos inúmeros países, acaba por revelar quais os locais com maior competitividade, melhor ambiente de negócios e, portanto, maiores oportunidades de obter resultados positivos.

A liberdade econômica nada mais é do que a autonomia em realizar as atividades econômicas, como investir em empresas, abrir negócios, dentre outras atividades ligadas ao âmbito econômico.

A Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/19) sancionada em 20 de setembro de 2019, teve a sua origem na Medida Provisória 881, de 30 de abril de 2019, e apresenta como objetivo viabilizar o livre exercício da atividade econômica e a livre iniciativa, no intuito de garantir autonomia do particular para empreender.