O que muda a partir dos 30 anos?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Alterações hormonais. Quando se chega aos 30 anos, o corpo começa a produzir menos hormônios. O estrógeno, uma substância que controla o ciclo menstrual, se reduz nessa idade, e isso causa a diminuição da libido e o aumento de peso. Para regular os hormônios, é necessário adotar treinos de alta intensidade na rotina.

Saiba mais no texto de hoje! Segundo os psicólogos, é comum nos referirmos aos 30 anos como o melhor período da vida. De fato, ao atingirmos essa idade, estamos livres das inseguranças profissionais e pessoais tão frequentes aos 20 anos e desfrutamos de maior liberdade financeira e pessoal.

A expressão reflete o comportamento de uma nova geração do sexo feminino, em função da mudança de costumes, do ingresso da mulher no mercado de trabalho, da conquista de diretos iguais aos homens e da busca de autonomia e independência.

Devido às alterações hormonais, a adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo. São mudanças físicas e biológicas que mantêm o adolescente em crescimento entre os 16 e os 19 anos.

Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos.

A puberdade corresponde ao período de modificações fisiológicas e biológicas do corpo que marca a transição da infância para a adolescência. As modificações começam a ser evidentes a partir dos 12 anos, mas pode variar de acordo com o histórico familiar e hábitos de alimentação da criança, por exemplo.

adultez jovem inicial: 20 e 25 anos. adultez jovem plena (ou adultez média): 25 a 35 anos. adultez jovem final (ou adultez velha): 35 aos 40 anos. Meia idade: 40 a 60 anos.

50 anos

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo - Revista Galileu | Sociedade.

A teoria dos setênios explica a crise dos 30
Acredita-se que nós também passamos por ciclos, com duração média de 7 anos (devido à evolução de cada indivíduo e às mudanças coletivas que passamos no último século, esse tempo varia).

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade.

Quando o “de repente 40” chegar, é imprescindível que você esteja focado em conhecer a si mesmo. Isso implica em saber o que você gosta, não gosta e o que é importante para você. Por outro lado, a autoconsciência te ajuda a refletir na lógica dos seus pensamentos.

Aparentar ter mais idade seria causado, em parte, por uma variação genética, explica um estudo divulgado nesta quinta-feira e que estabelece, pela primeira-vez, um vínculo entre a percepção do envelhecimento e um gene específico.

Para evitar a flacidez, vale começar a usar creme anti-idade para 30 ou 35 anos, que contenham o próprio colágeno e retinol, além da vitamine E para amenizar as linhas de expressão e a pele flácida que é muito comum na área dos olhos e ao redor da boca.

Cuidados cosméticos

  1. Lave o rosto todos os dias, pela manhã e à noite.
  2. Nunca durma maquiada. A maquiagem acumulada nos poros produz vermelhidão, acne e cravos. ...
  3. Use um bom hidratante. A hidratação deixa a pele mais firme, brilhante e saudável.
  4. Use máscaras caseiras, que são econômicas e simples.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

"Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos. Por isso, eles passam a funcionar com menos eficiência. O metabolismo fica mais lento".

Um deles é que o olho é a única parte do corpo humano que nunca cresce.

As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa. É nesse momento que podemos observar, além do desenvolvimento físico, o amadurecimento mental e social dos indivíduos.

Durante a infância, crescemos por ano entre 4 a 6 cm. Na puberdade, o indivíduo pode crescer de 8 até 12 cm por ano, crescimento auge da nossa vida. Sem esquecer de que o estirão começa pelas pontas: primeiro mãos e pés, depois pernas, braços e lá no fim tronco.