O que motivou o massacre do Carandiru?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Os detalhes precisos de como se deu o massacre são bastante desencontrados, mas tudo começou com uma briga entre dois detentos. Eles estavam alojados no Pavilhão 9, formado por réus primários, e a motivação da briga teria sido uma rivalidade pelo fato de ambos pertencerem a facções criminosas inimigas.

111

Em 2 de Outubro de 1992, ocorreu o episódio que ficou marcado como o Massacre do Carandiru. O estado de São Paulo afirmdeixando 111 detentos mortos, segundo o Estado de São Paulo.

A Casa de Detenção de São Paulo foi desativada em 2002, na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), e em dezembro daquele ano os pavilhões foram demolidos. O complexo penitenciário deu lugar ao Parque da Juventude e ao Museu Penitenciário Paulista.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Grito de guerra
"Fé em Deus que ele é justo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Um por todos e todos por um. Unidos, venceremos.

Comando Vermelho

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.
É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Na chacina que ocorreu há 30 anos, policiais militares invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção, nome oficial do presídio na zona norte de São Paulo. Mataram 111 detentos e obrigaram sobreviventes a carregarem os corpos. Para não virar um deles, Godoy teve que se fingir de morto entre os cadáveres.

A penitenciária do Carandiru era aberta à visitação pública e chegou a ser considerada um dos cartões postais da cidade de São Paulo. É somente a partir de 1940 - quando a penitenciária excedeu sua lotação máxima - que ela começa a passar por sucessivas crises e brigas.

Atualmente, os sobreviventes da matança carcerária de 1992, no Complexo Penitenciário do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, continuam sem algumas respostas.

Carandiru – Vegetação falsa companheira, parasita de árvores. Também era o nome do córrego que passava pela região. Cupecê – Existem poucos registros sobre sua origem ou significado.

Em 2 de outubro de 1992, a Polícia Militar (PM) invadiu o Pavilhão 9 da Casa de Detenção, na Zona Norte da capital paulista, para tentar conter uma rebelião de presos que era transmitida ao vivo pela TV. Vinte minutos depois, a confusão terminou dentro do presídio com mais de 100 detentos mortos a tiros ou facadas.

Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia.

Foi o caso do governo nazista que promoveu uma política para exterminar os judeus, fazendo o mais famoso genocídio da história, o Holocausto.

As mais de 300.000 mortes por coronavírus no Brasil são "o maior genocídio" na história do país, denunciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual afirmou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, deveria "pedir perdão".

As suspeitas do DHPP são de que o sargento Farani matou Cabelo Duro a mando de pessoas do PCC ligadas a Gegê e Paca, como vingança pelas mortes dos dois, e também assassinou o assaltante Galo como forma de queima de arquivo.

Preso há mais de duas décadas, o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Willians Camacho, o Marcola, teve seu plano de resgate revelado este ano pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo.