O que motivou o desenvolvimento das Grandes Navegações?
Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.
Quais são os principais objetivos das Grandes Navegações?
Objetivo das grandes navegações
- Fundar colônias e expandir territórios;
- Estabelecer entrepostos comerciais nas principais rotas marítimas;
- Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata;
- Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante);
- Difundir a fé cristã pelo mundo.
O que motivou e quais os interesses das Grandes Navegações europeias?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
Que país foi o pioneiro nas Grandes Navegações e por quais motivos?
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.
Quais foram os fatores que estimularam as navegações?
As causas econômicas que estimularam as grandes navegações foi o advento do renascimento comercial, visto que as rotas para o comércio oriental foram controladas após a queda de Constantinopla e passaram a ser controladas pelos Turcos-otomanos.
Quais foram os principais fatores que levaram Portugal a se tornar o pioneiro na expansão marítima?
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.
Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas Grandes Navegações?
Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.
Quais foram os grandes navegadores?
Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...
Quais eram os perigos das Grandes Navegações?
Entre os perigos reais, estavam os ventos desfavoráveis, a ameaça de encalhe, os lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios.”
Em que consistiam as grandes navegações?
As “Grandes Navegações” referem-se ao período histórico entre os séculos XV e XVI, em que os países como Portugal e Espanha começaram a fazer longas viagens pelos oceanos em busca de interesses comerciais satisfatórios.
Qual era o interesse do povo nas Grandes Navegações?
O rei desejava aumentar seus poderes e as receitas do Estado. A burguesia ambicionava faze bons negócios e aumentar seus lucros. A nobreza podia servir ao rei e conquistar cargos na burocracia do Estado. E as pessoas mais pobres viam nas grandes navegações uma possibilidade de melhorar suas condições de vida.
Quais fatores levaram a expansão marítima europeia dos séculos 15 e 16?
Quais foram os principais fatores da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI? Resposta: - Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). - Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.
O que marcou o início da expansão marítima portuguesa?
A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.
O que estimulou os viajantes a participarem das Grandes Navegações?
Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio. Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras.
Por que Portugal foi o pioneiro das Grandes Navegações?
Resposta: Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. ... Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos: A Escola de Sagres.