O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil *?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil foi o interesse do povo em assuntos nacionalistas. Portanto, está correta a LETRA B. O crescimento do teatro popular brasileiro foi resultado do interesse da sociedade por assunto nacionalistas.

A história do teatro no Brasil teve início em meados de 1500, quando os portugueses chegaram às nossas terras e nos tornamos colônia. Em um primeiro momento, essa forma de arte foi utilizada pelos padres jesuítas com o intuito de catequização dos índios.

No Brasil, a origem do teatro está relacionada à chegada dos jesuítas no século XVI e seu empenho em catequizar a população, tanto os índios quanto os colonos. Dessa forma, os padres se utilizavam dessa expressão para transmitir ensinamentos da igreja católica.

Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu. Este acontecimento foi o que gerou a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.

De acordo com levantamentos a primeira peça teatral que se tem acesso ao registro foi escrita na Grécia antiga, no século V (AC), e chamava-se Os Persas, do dramaturgo Ésquilo. Ela foi apresentada pela primeira vez em Atenas e narra a batalha de Salamina, em que os gregos derrotaram a frota persa.

O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais.

O teatro popular sempre foi uma importante ferramenta para a divulgação da cultura brasileira. Ao colocar em pauta assuntos importantes da sociedade que se referem às minorias, como questões de gênero, raça e sexualidade, o teatro se torna um espaço de liberdade de expressão.

É considerado uma das belas artes, pois, ao pisar em um palco, o ator pode se transformar em múltiplos personagens, encantar, alegrar, fazer chorar, gerar reflexão, provocar dúvida, suscitar ira, ou seja, produzir emoções! O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar.

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Ao longo do tempo, o teatro se tornou uma grande fonte de cultura para as pessoas. Além disso as apresentações desenvolvidas com forte cunho filosófico estimulam o pensamento crítico de atores e de quem assiste as apresentações. Por isso, o teatro se tornou uma grande ferramenta de comunicação para as massas.

O marco inicial do teatro é a Paixão de Osíris, encenada em Abydos, no Egito, no ano de 2600 a.C. A arte teatral surge ainda na Pré-história, em forma de dança ou canto, com o objetivo de evocar a chuva, a caça ou outras atividades básicas.

Auto da Visitação

A primeira peça de teatro no Brasil foi encenada em 30 de dezembro de 1508, na cidade de Salvador, Bahia. A peça intitulada de "Auto da Visitação" foi escrita por Gil Vicente, um dramaturgo português, e apresentada em comemoração ao nascimento do filho do governador da época.

Questão 23 É correto afirmar que o primeiro movimento de teatro educação no Brasil foi: a) O Teatro do Oprimido de Augusto Boal; b) Os jogos teatrais de Ingrid Koudela; c) O teatro jesuítico; d) O Teatro de Revista.

Podemos dizer que o grande autor e inspirador do teatro popular é Bertolt Brecht. Bertolt Brecht (1898 – 1956) foi dramaturgo, romancista e poeta alemão, sua obra fugia dos interesses da elite dominante, visava esclarecer questões sociais da época.

O teatro musical no Brasil se originou, mais precisamente, por volta de 1859, com a fundação do Alcazar Lírico por artistas franceses, no Teatro Ginásio do Rio de Janeiro. O espetáculo chamou-se As Surpresas do Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes.

Páginas na categoria "Companhias de teatro do Brasil"

  • Academia de Palhaços.
  • Teatro de Arena (São Paulo)
  • Arte Ciência no Palco.
  • Asdrúbal Trouxe o Trombone.
  • Atelier de Cultura.
  • Ave Lola.