O que motivou a sua invenção zigurate?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O zigurate era construído, principalmente, para a adoração do deus da cidade (cada cidade suméria tinha um deus mais importante). Os historiadores acreditam que a Torre de Babel, se tiver existido de fato, tenha sido um modelo de zigurate.

Origem da Civilização Mesopotâmica
As cidades eram protegidas por muralhas e suas construções mais altas eram os templos, chamados de zigurates. Estes eram administrados por sacerdotes que detinham o poder administrativo da cidade. Com o tempo, essas cidades foram crescendo e despertando a cobiça nas vizinhas.

eram templos, criados pelo povos mesopotâmicos e que também tinham função de estudo astronômico. são edifícios criados pelos sumérios e que, apesar da forma distinta, tinham as mesmas funções que as pirâmides egípcias.

A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. A primeira forma de escrita registrada nesta localidade é a cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho.

No período Neo-Sumério, em 2150-2000 a.C., esses templos ganharam formatos complexos, com estruturas escalonadas, em altas plataformas e com tijolos cozidos em forno. Essas construções em degraus, atualmente conhecidas como Zigurates, eram consideradas edifícios religiosos.

Os zigurates são elementos dos mais característicos da antiga Mesopotâmia. Em diversas cidades, o templo do deus que defendia a região compreendia um zigurate, construção formada por uma série de plataformas sobrepostas, em cima das quais havia um santuário.

Inanna-Ishtar

Inanna-Ishtar foi a deusa mais importante na história das culturas mesopotâmicas. Foi capaz de metamorfosear-se, de tomar poderes e símbolos para si e tramar estratégias para sobreviver em um universo patriarcal.

Os templos nunca foram vistos como locais de reuniões públicas comuns, mas como ambientes santos e consagrados para as cerimônias mais solenes de determinado sistema de adoração.

[ Arquitectura ] Construção de grandes dimensões, com diversos andares de formato piramidal, característica da Mesopotâmia, geralmente com funções religiosas.

A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas. As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios.

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira sedentarizada. Os primeiros a fixaram-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.

O Zigurate era um templo em formato de pirâmide com função religiosa na Mesopotâmia. O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

Na época, a arquitetura era usada principalmente para refletir o poder de vários deuses. Governantes poderosos construíram pirâmides, templos e santuários monumentais. Longe de serem consideradas primitivas, as construções enormes, como a Pirâmide de Gizé, impressionam até hoje.

Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.

Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.

A escrita cuneiforme nasceu com uma finalidade económica, mas foi igualmente usada para narrar as façanhas dos soberanos, compilar vocabulários, assinar tratados políticos ou recolher textos científicos. O seu final está ligado ao destino da língua acadiana, a última civilização a usá-la.

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

Se, para os babilônicos, a cidade era o lugar onde moravam os deuses, os zigurates eram a residência deles. Os deuses babilônicos, por sinal, foram criados à imagem e semelhança dos homens. "Eles tinham a mesma aparência, qualidades e defeitos, eram movidos a paixão e ódio como os humanos", diz Kátia Pozzer.

Localizada no interior de Mato Grosso do Sul, no paralelo de 19 graus de latitude, a Cidade Zigurats encanta a todos com sua arquitetura, urbanismo e tecnologia. Diversas pessoas do Brasil e do mundo já passaram pela região para conhecer a famosa cidade com casas redondas e monumentos escalonados.

Os zigurates
Um templo em forma de pirâmide de degraus, o zigurate, era construído para servir como sua morada. O mais famoso zigurate foi construído para o deus Marduk, localizava-se na Babilônia e também é conhecido por Torre de Babel.

O zigurate mais famoso de todos é o de Etemenanki, popularmente identificado como a Torre de Babel, que vem descrito no Antigo Testamento da Bíblia. O Templo de Marduk na Babilónia foi reconstruído pelo rei Nabucodonosor II e pelo seu pai Nabopolassar, no século VII a.