O que motiva um cientista a desenvolver o seu trabalho?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Dedicar a vida em prol de pesquisas, encontrar soluções para tornar o dia a dia da sociedade mais prático e desenvolver estudos que explicam fenômenos da natureza, comportamento de seres vivos, entre outros assuntos, é o que pessoas da profissão cientista fazem.

Com as conclusões alcançadas em suas pesquisas, os cientistas são os grandes responsáveis pelo nosso entendimento maior do mundo e até do Universo. É por meio da atividade científica que descobrimos cada vez mais coisas sobre o funcionamento da natureza, das relações humanas, culturais e sociais.

Para começar, é importante explicar que a ciência fala em dois tipos de motivação: a extrínseca e a intrínseca. A primeira diz respeito à motivação despertada por fatores externos, como a busca por recompensas, prêmios, bônus e notas.

atos de serviço (quando alguém a ajuda em algo) toque (quando alguém a abraça) palavra (quando alguém fala o quanto gosta dela) tempo de qualidade (quando alguém fica com ela, dando atenção)

Na verdade, um cientista realmente ótimo nunca fica desinformado sobre novas descobertas e avanços. A ciência muda constantemente e manter-se atualizado é uma obrigação. Isso implica trabalho duro, já que os cientistas devem continuar estudando suas áreas constantemente para dar continuidade às suas pesquisas.

São elas: Curiosidade: cientistas são curiosos por natureza. Eles querem saber como as coisas funcionam e por que acontecem, o que ocorre através de exploração, investigação e aprendizado. Criatividade: é a capacidade de imaginar soluções novas para os antigos ou novos problemas.

A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas. O sentido por um lado, é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta.

Aliás, esse é o principal objetivo de pesquisadores e pesquisadoras: produzir conhecimento científico para o país. Dessa maneira, eles ajudam a desenvolver diferentes áreas necessárias para a vida em sociedade, criam e exportam invenções capazes de salvar vidas e descobrem soluções para problemas complexos.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados com o desenvolvimento humano, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamentais (Magnusson & Cairns, 1996).

Apesar de alguns fatores como promoções, visibilidade e prestígio serem coadju- vantes de mobilidade para o estudo científico, o impulso que leva adiante uma pesquisa e o interesse por um questionamento é o nível motivacional do pesquisador, a persistência e o anseio de ser produtivo e criativo.

O nascimento dessa ciência nova é tido por muito historiadores como uma revolução, haja vista que no mundo antigo e no mundo medieval as investigações sobre fenômenos naturais (terrestres e celestes), organismos vivos, dentre outras coisas, não se valiam do uso da técnica e não concebiam o universo como algo composto ...

A ciência busca aprender com a natureza com base na observação para que seja capaz de controlar sistemas de forma prática, descrever e compreender os fenômenos, gerar melhoria na qualidade de vida e na capacidade intelectual. Com base nos conhecimentos adquiridos, a ciência então é capaz de realizar previsões.

Aqui estão algumas dicas para ficar motivado e no manter-se no caminho certo para alcançar seus objetivos:

  • Visualize seus objetivos. ...
  • Examine as razões da sua motivação. ...
  • Aceite seus erros. ...
  • Estabeleça metas menores. ...
  • Compita com você mesmo. ...
  • Faça um planejamento e reflita sobre seus grandes objetivos.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Capacidade de observação, investigação, espírito crítico e perseverança são algumas das características necessárias a um pesquisador. Em outubro, quando é comemorado o mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, trazemos relatos sobre essas e outras qualidades de quem trilha o caminho da iniciação científica.

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.