O que motiva os Millennials?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Oriundos da era digital, eles querem desafios e inovação dentro da vida profissional. Além disso querem se sentir seguros e bem-vindos na organização e, mais do que isso, desejam ter orgulho de dizer onde trabalham. Procuram instituições alinhadas a causas pessoais e com responsabilidade social e ambiental.

Para os jovens e adultos dessa geração, esses comportamentos são fundamentais porque criam conexões com as outras pessoas. E isso, para os millennials, é sim a definição de felicidade. É o ser feliz com propósito.

Eles são considerados a geração mais antenada em política e economia, uma vez que vivenciaram três grandes crises, portanto, têm maior facilidade de entender as questões sócio econômicas e políticas ao redor do mundo. Além disso, foi observado que os Millennials têm uma atração maior pelo empreendedorismo.

Em geral, o principal motivo que leva a Geração Z mudar de trabalho é a falta de identificação. Quando não encontram essa conexão com os pontos defendidos pela empresa, perdem a motivação e logo buscam novos desafios. A liderança tem grande importância nessa desmotivação.

Os Millennials estão sempre procurando coisas novas para aprender e crescer na carreira. Mas eles não perdem tempo, são auto suficientes e quando querem aprendem tudo sozinhos! Oferecer conhecimento, como fazer palestras, cursos e eventos externos, fará com que eles se sintam motivados e valorizados na empresa.

Características da Geração Y (Millennials)
Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Quais são as características da geração Y no mercado de trabalho?

  1. Insegurança. Para os millenials, comportamentos surpreendentes e inesperados podem deixá-los inseguros e com medo do pior. ...
  2. Questionamentos. ...
  3. Ansiedade. ...
  4. Qualidade de vida. ...
  5. Multitarefas. ...
  6. Diversão.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

Estruture um ambiente de autonomia e que seja favorável ao processo criativo e de proatividade. Busque soluções inovadoras que beneficiem o seu negócio. Os jovens dessa geração não trabalham somente pelo dinheiro; eles querem fazer algo pela sociedade, ou seja, buscam propósito em tudo o que fazem.

Ele argumenta que o modelo de transferência de riqueza intergeracional, no qual a geração millennial se tornaria a geração mais rica por herança, faz sentido apenas para o grupo do 1% mais rico do mundo. "Aplica-se a pessoas que têm tanto que não conseguiriam gastar toda sua riqueza", explica o pesquisador.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996.

A revolução foi marcada pelos millennials ou geração Y. Também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela.

Gen Z vs Millennials
As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

Continuar lendo Como atrair millennials?