O que motiva o aluno a aprender?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Ficar o tempo todo sentados e parados é uma combinação que pode entediar boa parte dos alunos. Logo, a dica é optar por atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras durante as aulas, porque são estratégias que abrem espaço para as crianças interagirem entre si e participarem dos conteúdos.

A motivação acadêmica pode ser então definida como uma força que energiza e dirige o comportamento. A energia que põe em funcionamento as capacidades próprias. É por isto que a motivação assume um papel central no processo de aprendizagem.

O estudante se sente mais motivado a aprender quando vê sentido no conhecimento. Fazemos qualquer coisa melhor se estivermos motivados. Esse estado vem de um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos, de ordem intelectual e também afetiva.

Não há aprendizagem sem motivação, assim um aluno está motivado quando sente necessidade de aprender e atribui significado ao aprendido. Por último, a motivação no contexto escolar tem sido avaliada como um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem e do desempenho.

Para uma aprendizagem significativa, a aula tem de ser prazerosa, bem-humorada, elaborada e organizada por meio de metodologias inovadoras a fim de ativar os impulsos neuroquímicos e neuroelétricos no cérebro do estudante.

Confira e aplique!

  1. Identifique as habilidades dos alunos. ...
  2. Proponha problemas reais. ...
  3. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  4. Impulsione a autoestima dos alunos. ...
  5. Ofereça recompensas para motivar os estudantes. ...
  6. Estimule a criatividade. ...
  7. Defina metas de aprendizagem. ...
  8. Realize dinâmicas e jogos lúdicos.

Desafio e criatividade são as palavras-chave para manter seu aluno com alta habilidade motivado. Deixá-lo alçar voo, sem, entretanto, exigir o que ele não pode nos dar, é a função de um educador consciente. Ao buscar por mais informações a esse respeito, você já deu o primeiro passo!

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de ...

A motivação é de dois tipos:

  • Motivação intrínseca.
  • Motivação extrínseca.

O desejo de aprender é uma matéria instigante. Trata-se de um fenômeno que aponta para dimensões distintas da realidade, as que dizem respeito ao indivíduo e à cultura. O presente trabalho, portanto, visa refletir sobre essa relação, dentro de um ambiente social e histórico determinado.

O espanto que se nos apresenta quando percebemos que o nosso conhecimento é limitado diante de tudo o que nos cerca e o fato de estarmos constantemente entre o limite do saber e não-saber é a condição prévia que nos motiva a perguntar e buscar o conhecimento.

O aprendizado é um processo feliz e poderoso, pois nos motiva a ser mais curiosos e muda a maneira como vemos o mundo. Estudar é fundamental para crescermos profissional e pessoalmente. Com o estudo você pode desenvolver novas habilidades, tomar boas decisões, superar seus medos e acima de tudo, ser uma pessoa melhor.

A motivação não é somente uma característica própria que vem do aluno, ela também é mediada pelo professor, pelo ambiente no qual se encontra inserido e também pela equipe escolar. O professor deve motivar os alunos através de recompensas que os façam gerarem bons resultados, para poder obtê-las.

A motivação está ligada ao sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem, proporcionar um desenvolvimento social e emocional desencadeia um comportamento determinado pelo prazer e pela satisfação potencializando as competências individuais de cada aluno.

Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

Então, esteja sempre atento a isso.

  1. Desenvolva atividades relacionadas com a vida dos alunos. Para fazer parte é preciso se sentir dentro de um processo. ...
  2. Saiba dar feedbacks. ...
  3. Promova a autonomia. ...
  4. Utilize tecnologias para motivar os alunos.

5 práticas pedagógicas para levar para sala de aula

  1. Estimular o diálogo entre os estudantes. ...
  2. Acompanhar estudantes com dificuldades de aprendizagem. ...
  3. Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto. ...
  4. Incluir a leitura na rotina de estudos dos estudantes. ...
  5. Levar experimentos para a sala de aula.