O que mostrava o primeiro filme feito no Brasil?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

Primeiro filme, que mostrava paisagem do Rio e acabou se perdendo, inspira documentário e data ganha programação especial na TV. Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto, um italiano radicado no Brasil, voltava ao Rio após um período em Nova York e Paris.

A primeira exibição de um filme no Brasil foi na Rua do Ouvidor. Aconteceu dois anos antes da filmagem feita por Afonso Segreto. Contamos essa história aqui no DIÁRIO DO RIO. Desde sempre, o Rio de Janeiro é uma cidade cinematográfica.

O curta-metragem Os Estranguladores (1908), de Francisco Marzullo e Antônio Leal, é considerado a primeira película de ficção do Brasil. Já o primeiro longa-metragem foi O Crime dos Banhados (1914), dirigido por Francisco Santos.

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

As chanchadas, primeiro gênero de filmes criado no Brasil, ganham destaque nos anos 40.

Há 124 anos ocorria a primeira exibição pública de cinema no Brasil. No dia 5 de novembro de 1896, no Rio de Janeiro, foram projetados oito pequenos filmes, de cerca de um minuto cada um, para a elite carioca, na Rua do Ouvidor.

Os primeiros filmes eram extremamente curtos, de apenas alguns segundos ou minutos, e em preto e branco. Outros eram rodados rapidos de mais, com os movimentos acelerados dos atores. O padrão cinematográfico permaneceu 16 a 20 quadros por segundo, que conferia mais realismo ás cenas.

Sortie de l'usine Lumière à Lyon

Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do cinema amador. “Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

A primeira sessão de cinema no Brasil foi realizada no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1896. Essa exibição foi realizada na Rua do Ouvidor, 57, na cidade do Rio de Janeiro, e foi amplamente divulgada na época. Contou com a exibição de filmes curtos que retratavam diferentes imagens de cidades europeias.

O Auto da Compadecida foi o filme brasileiro de maior bilheteria no ano 2000, tendo vencido o Grande Prêmio Cinema Brasil em 4 categorias. Baseado na peça de teatro de Ariano Suassuna, o filme conta as aventuras hilariantes de Chicó e João Grilo no interior da Paraíba nos anos 30.

28 de dezembro de 1895

Primeira Exibição Cinematográfica
Através do cinematógrafo, começaram a realizar seus primeiros filmes que consistiam em captar imagens com o aparelho parado. Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos.

1. O Pagador de Promessas (1962) Esta obra é considerada um marco do cinema brasileiro e foi o primeiro filme nacional a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.