O que mostram os mapas físicos?

Perguntado por: alessa5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.

Mapas contemplando informações sobre a altimetria e outros elementos físicos do território, produzido a partir da base cartográfica contínua do Brasil.

São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra. Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

A importância dos mapas reside no fato de eles serem utilizados para localização, comunicação e medição de áreas e pontos.

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes ...

Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino. Os mapas fazem-se para se saber quais os caminhos alternativos, quais os obstaculos nesses caminhos e para dar uma noção do tempo e distâncias em causa para chegar ao destino.

Elementos do mapa

  • Introdução. Um mapa busca representar e espacializar informações de uma determinada localidade. ...
  • Título. O título costuma ser a primeira informação que o leitor de um mapa procura e recebe sobre ele. ...
  • Coordenadas geográficas. ...
  • Orientação. ...
  • Legenda. ...
  • Escala.

Os mapas podem ser classificados como físicos ou humanos. Os mapas físicos são os que apresentam formações físicas presentes na natureza. Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural).

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Quanto mais alta for a visão do observador que constrói o mapa, menor será a escala e maior será o espaço representado. Em escalas pequenas, os mapas apresentam menos detalhes sobre a superfície. Quanto mais baixa for a visão do observador que constrói o mapa, maior será a escala e menor será o espaço representado.

Título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí..

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.

Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc. A representação dos fenômenos ou temas é ajustada às referências físicas que figuram em uma base cartográfica. Carta geológica. Carta geomorfológica.

Mapa político do Brasil representando as regiões, estados e capitais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Mapa Físico: são elaborados para informar aspectos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia) de um determinado continente, subcontinente, país, estado e município.