O que mostra a ressonância magnética do crânio?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Este exame tem como enfoque a cabeça, sendo recomendado para pacientes que sofreram traumatismo e acidentes, ou como exame de rotina, para avaliação de sintomas como dor de cabeça ou outros.

Em linha geral, a ressonância magnética é ideal para analisar doenças no cérebro, fígado, músculos, rins, bexiga, ovários, próstata, pâncreas, coluna, tendões e ligamentos, pois essas partes do corpo são ricas em água.

A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.

Exames indicados para cefaleia
A ressonância magnética é superior à tomografia computadorizada, pelo seu maior grau de detalhamento das estruturas intracranianas e pela ausência de radiação na aquisição das imagens. A tomografia é muito útil, em especial no contexto de pronto atendimento.

Entre os principais sintomas de doença estão:

  1. Tremedeiras.
  2. Rigidez nas articulações.
  3. Redução dos movimentos.
  4. Confusão mental.
  5. Diminuição na rapidez dos reflexos musculares.
  6. Depressão.

Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

A tomografia computadorizada oferece imagens horizontais e em três dimensões (3D), sendo normalmente solicitada para diagnósticos mais simples ou focados em análise óssea. Já a ressonância magnética caracteriza tecidos muito bem, diferenciando água e gordura e permitindo diagnósticos mais complexos e detalhados.

Afinal, por que fazer jejum antes da realização de exames de imagem? Seja uma ressonância magnética, raio-x ou tomografia computadorizada, o jejum deve ser respeitado. Com isso, pode auxiliar na melhor visibilidade da imagem como na segurança do paciente em caso da aplicação de contraste.

Não utilize jóias e metais
Melhor não. Por isso, deixe os brincos, colares, piercings e pulseiras, em casa. Objetos metálicos na roupa também são perigosos. Por isso, aqui na Medicina Diagnóstica, você irá trocar sua vestimenta por um avental adequado, leve e seguro para a realização do seu exame.

Basicamente, é quando uma cicatriz se forma no sistema nervoso central (SNC ) e se expressa por pequenas manchas brancas na substância branca do cérebro . A microangiopatia cerebral é o termo utilizado para se referir a esses pequenos vasos que estão danificados e, por isso, não funcionam adequadamente.

Com a ajuda de um microfone, o técnico ou o médico pode ajudar o paciente a se sentir melhor e orientá-lo a ficar na posição recomendada. No final, basta que ele se levante e pode ser encaminhado a uma sala para se trocar. O resultado da ressonância magnética fica pronto em, no máximo, 3 a 7 dias.

CAUSAS INFLAMATÓRIAS
Na RM, tipicamente se apresentam como lesões hiperintensas em T2, com realce variável pelo meio de contraste (Figura 1). Os achados podem regredir após o tratamento(6).

As imagens ponderadas em T1 mostram de forma ideal a anatomia de tecidos moles e gordura (p. ex., para confirmar uma massa que contém gordura). Imagens ponderadas em T2 mostram, idealmente, líquidos e patologias (p. ex., tumores, inflamação, trauma).

Não utiliza radiação, não há efeitos colaterais ou danos à saúde pela exposição ao campo magnético e ondas de rádio e menor chance de reação alérgica. Há maior diferenciação na imagem de tecidos moles e mais técnicas que permitem estudo de doenças e tumores.

A angiografia cerebral é um exame realizado para diagnosticar possíveis coágulos e sangramentos no cérebro. É um procedimento invasivo, no qual um cateter é inserido nos vasos sanguíneos e guiado até a artéria carótida.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca.