O que Moisés fez quando sentiu medo de olhar para Deus?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. Disse o Senhor: 'De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua avara, e estende a tua mão sobre o mar, e bfende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em terra cseca.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.

O temor do Senhor, ao contrário, é o dom do Espírito Santo por meio do qual nos lembramos de como somos pequenos diante de Deus e de seu amor e que o nosso bem reside no abandono humilde, respeitoso e confiante em suas mãos. Este, portanto, é o temor do Senhor: o abandono na bondade de nosso Pai que tanto nos ama.

14 Deus respondeu: — A minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso. 15 Então Moisés disse: — Se a tua presença não for comigo, não nos faças sair deste lugar.

Felizmente, temos a Tradução de Joseph Smith da Bíblia, que esclarece as quatro passagens que dizem que o homem não pode ver Deus. As revisões inspiradas desses versículos feitas pelo Profeta explicam que pessoas pecadoras não podem ver Deus — somente quem crê.

Moisés, porém, respondeu a Deus: 'Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? ' Deus afirmou: 'Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte'. …

O Encontro com Deus, basicamente, é um retiro ESPIRITUAL que tem como objetivo, proporcionar ao "ENCONTRISTA" uma profunda experiência no Amor e na Graça de Deus. É um tempo dedicado para reflexão e meditação nas verdades do evangelho que são propostas através de ministrações da Palavra de Deus.

Na Bíblia, a travessia do Mar Vermelho faz referência ao episódio de abertura do mar para a libertação dos hebreus que foi realizado por Moisés, após as dez pragas do Egito.

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

2:11-15). Em um momento de ira Moisés erra a ação apontada por Deus. O povo durante o período do Êxodo reclamaram a Moisés a falta de água; Deus deu a ordem para Moisés e Arão que falassem a uma rocha da qual brotaria água por sua mera palavra.

Como guia religioso, profeta e legislador, Moisés ocupa lugar de destaque tanto no cristianismo quanto no judaísmo. Considerado pela tradição o maior profeta hebreu, sua importância no judaísmo faz com que essa religião seja muitas vezes denominada "fé mosaica".

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

Moisés subiu ao monte Sinai quando o Senhor o chamou para libertar os israelitas do cativeiro egípcio. (Ver Êxodo 3.) O Senhor prometeu que depois que ele guiasse os filhos de Israel para fora do Egito, eles iriam “[servir] a Deus neste monte”, ou seja, o monte Sinai.

Então aprendemos que? - Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”; - O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.

Por isso o escritor bíblico também diz que o temor a Deus “consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa” (Provérbios 8:13). Então aquele que verdadeiramente teme a Deus necessariamente irá andar conforme a sua vontade.

Temer a Deus é confiar em Deus, mesmo não compreendendo tudo. É ser humilde e confiar nele. Todos nós precisamos dessa sabedoria. Deus estende a sua mão a todos aqueles que o temem.

10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de aboca, e pesado de língua. 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem?

Sansão perdeu o Espírito de Deus sobre sua vida, seus cabelos não era sua força era apenas um sinal, sua força estava em Deus de quem ele esqueceu todo tempo.

I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.

Embora não possamos ver Deus, independentemente de estarmos encarnados ou não, é possível “enxergá-lo” através de suas obras. Todo efeito inteligente é produzido por uma causa igualmente inteligente; a natureza, a harmonia existente entre as constelações que povoam o universo etc.