O quê mijo de aranha pode causar?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

É comum aparecer “bolinhas” no canto da boca, geralmente, pela manhã e, as pessoas acharem que isto é resultado de xixi de aranha. Na verdade, estas “bolinhas” são herpes labial, uma virose bastante comum, que ocorre em pessoas debilitadas por stress ou baixa imunidade.

Acidentes com aranha causam sintomas que podem ser leves ou severos. Em raros casos, podem levar até mesmo à morte. Aranha-armadeira: causa dor imediata e intensa, com poucos sinais visíveis no local. Raramente pode ocorrer agitação, náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.

Além disso, podem ocorrer outros sintomas, como aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, vômitos, diarreia, agitação e aumento da pressão arterial. Já a picada da viúva-negra, a princípio, gera uma dor aguda no local, e após 15 minutos a dor se transforma em uma sensação de queimação que piora em 48 horas.

Alguns exames complementares podem ajudar a identificar complicações: hemograma com leucocitose com neutrofilia, anemia (diminuição da Hb e Ht), reticulocitose e plaquetopenia; aumento da bilirrubina total com predomínio da indireta; aumento de CPK, DHL e AST se lesão muscular; alteração de coagulograma.

Exames complementares: Não há exames específicos. Deve-se solicitar hemograma, coagulograma e bioquímica (glicose, ureia, creatinina, sódio, potássio, bilirrubina total e frações, haptoglobina).

Seu veneno é extremamente tóxico para o organismo humano, e o local da picada pode apresentar: bolhas; inchaço; aumento de temperatura e lesões hemorrágicas, com ou sem dor em queimação. A ausência de dor faz com que o acidentado demore a procurar socorro médico, o que pode complicar o tratamento.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Reconhecendo aranhas venenosas

  1. Procure pelo desenho de um “violino” na parte traseira. ...
  2. Conte a quantidade de olhos. ...
  3. Relembre onde ela foi encontrada; se for em uma parte quente e seca (como uma cabana ou em um monte de lenha), há possibilidade de ser a marrom;
  4. A aranha reclusa é agressiva e atacará ao encontrar alguém.

Mas afinal, quais aranhas domésticas são perigosas? A resposta é: aranha-marrom, armadeira, e viúva-negra. Muito comum no sul do Brasil, a aranha-marrom é uma espécie que possui um veneno de alta potência.

São elas: aranha-marron (Loxosceles sp.), aranha-armadeira (Phoneutria sp.) e a viúva-negra (Latrodectus sp.). Outras como a Aranhas-caranguejeiras (Grammostola sp.) e a tarântula (Lycosa sp.) podem criar pânico na população devido ao seu aspecto, mas seu veneno não é capaz de intoxicar o homem.

aranhas-armadeiras

Aranha-armadeira
A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul.

Vermelhidão; – Leve descamação da pele, o que denuncia picada de aranha de jardim; – Bolhas e escurecimento da pele (necrose), quando o ataque é da aranha marrom.

A picada de aranhas perigosas pode causar de pequenos ferimentos até complicações mais graves, como necrose do local da picada, choque anafilático e até a morte. Elas são particularmente perigosas para crianças e idosos, que são mais suscetíveis aos efeitos do veneno. A picada da aranha-marrom, por exemplo, é indolor.

As picadas também podem ser tratadas com medicamentos chamados corticosteróides, mais conhecidos com corticóides. Se os resultados dos testes clínicos forem os esperados, a pomada poderá chegar às farmácias.

Se necessário, podem ser utilizados analgésicos , como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo.