O que Michelangelo defendia?

Perguntado por: mfreitas4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Procuravam, reinterpretar os Evangelhos à luz dos valores da Antiguidade Clássica, exaltando o ser humano como dotado de liberdade, de vontade e de capacidade individual.

Michelangelo foi um renomado artista italiano do período renascentista, conhecido por ser um dos maiores artistas do Ocidente e possuir algumas das obras mais famosas da arte ocidental. Ele teve formação humanista e foi fortemente influenciado pela cultura clássica, produzindo pinturas e esculturas sob essa influência.

Principais características do seu estilo artístico:
- Suas pinturas e esculturas colocaram o ser humano como centro do universo. - Estudo científico da natureza para realizar obras com o maior realismo possível. - Gosto por obras grandiosas. A pintura do teto da Capela Sistina se encaixa muito bem nesta característica.

Sabe o porquê os dedos de Deus e Adão não se tocam na famosa obra de MICHELÂNGELO no teto da Capela Sistina ? Na obra o dedo de Deus esta esticado ao máximo, mas o dedo de Adão esta com as últimas falanges contraídas. O sentido da arte é explicar que Deus esta sempre lá, mas a decisão de buscá - lo é do homem.

Por causa da tinta que escorre em seus olhos enquanto ele está pintando, Michelangelo corre o risco de ficar cego e, por causa da posição desconfortável que ele é forçado a assumir com o pescoço, ele sofre uma série de repercussões na região cervical.

O David de Michelangelo é uma escultura que retrata o herói bíblico protagonista da famosa história sobre um corajoso rapaz que derrota um gigante: David e Golias. Segundo a narrativa bíblica, antes de se tornar o Rei de Judá, David liberta seu povo da ameaça que era oferecida pelos filisteus.

Michelangelo se destacou aos 20 anos por suas esculturas da Pietá (1499) e David (1501) e cimentou sua fama com os afrescos do teto da Capela Sistina (1508-1512). Ele foi exaltado pela complexidade de sua arte, realismo físico, tensão psicológica e noção de espaço ponderada, e bom uso de luz e sombra.

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, o mais famoso e considerado gênio absoluto.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

O artista toma por base os relatos bíblicos que descrevem a sua fisionomia. Está envolto num manto, onde carrega os seus anjos. Com o braço esquerdo, abraça uma figura feminina, normalmente interpretada como sendo Eva, a primeira mulher, que ainda não foi criada e espera nos céus, junto do Pai.

"Juízo Universal", Michelangelo e os segredos da Capela Sistina.

Capela Sistina

A abóbada da Capela Sistina talvez seja a obra mais famosa de Michelangelo. Sem dúvida, é uma das mais grandiosas. No ano de 1508, o então papa Júlio II encarregou o artista de realizar toda a “decoração” da abóbada da Capela, localizada na Catedral de São Pedro, na cidade de Roma, onde hoje está o Vaticano.

Pois apesar de admirar e considerar o corpo humano uma expressão divina perfeita (e o qual tornou como denominador principal e primordial da sua obra), Michelangelo considerava-o também uma prisão da alma. Mas era uma prisão nobre e bela, e que serviu de inspiração para toda a sua criação.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com uma paisagem de tirar o fôlego, o Dedo de Deus é um pico com 1.692 metros de altitude, localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis.

Dedo de Deus leva este nome por ter o formato de uma mão fechada apontando o dedo indicador para o céu. Mudando o ângulo de visão é possível enxergar os cinco dedos.

É o sinal de que o Reino de Deus veio sobre a terra e que o reino de Satanás já não tem lugar. Diz Jesus: “se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus”.

Chifres. A estátua possui em sua cabeça o que são comumente aceitos como dois chifres. A representação de Moisés com chifres decorre da descrição do rosto de Moisés como "cornuto" na tradução Vulgata da passagem em que o profeta retorna ao povo após receber os mandamentos pela segunda vez.

Ao longo de sua vida, o artista passou por diversos entreveros com outros pintores e escultores. Ainda na escola de Lorenzo de Medici, seu colega Torrigiano deu-lhe um soco que lhe quebrou o nariz. Michelangelo levou essa marca até o fim da vida.

A técnica do afresco consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede, em argamassa de cal, com pigmentos diluídos em água que penetram e a ele se fundem.