O que melhora com o IPv6?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Esse é um dos maiores ganhos que o IPv6 trará. A possibilidade de conectar múltiplos aparelhos simultaneamente será fundamental para as estratégias de empresas. Afinal, ela torna o uso de novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a internet 5G, muito mais prática.

Outra vantagem do IPv6 é que, devido à forma de organização desses pacotes, eles podem percorrer caminhos diferentes até chegarem ao destino, resultando em menos informações perdidas. Mas, mesmo com a vantagem, o IPv4 continua sendo mais rápido.

Que benefícios o IPv6 traz para o usuário de internet?

  • Facilita a criação de programas de computador conectados em rede.
  • Permite maior número de dispositivos conectados.
  • Proporciona mais segurança para o usuário.

No entanto, há algumas desvantagens no uso do IPv6. Uma delas é que ainda há muitos dispositivos e aplicativos que não são compatíveis com o protocolo IPv6. Além disso, a implantação do IPv6 é mais complexa do que a do IPv4, pois requer atualizações em toda a infraestrutura de rede.

Muitos jogos famosos, como a World of Warcraft e EVE Online, usam o IPv6, mas muitos outros não.

IPv6 é a denominação para Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português). Ele é responsável por abrigar os endereços dos dispositivos conectados à internet, como se fossem a “identidade” da máquina que está trafegando na rede. O novo IPv veio para substituir a versão 4.

Por exemplo, a T-Mobile USA tem mais de 90% de seu tráfego passando por IPv6, com a Verizon Wireless logo atrás com 82,25%. A Comcast e a AT&T têm suas redes de 63% e 65%, respectivamente, de acordo com o grupo da indústria World Ipv6 Launch.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo [10].

A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões de endereços IP, contra cerca de 3,4e+38 endereços do novo protocolo. Por que é importante um grande número de endereços? Geração nova de dispositivos tais como: PDA, telefones móveis, etc.

O IPv6 quadruplica o tamanho de um endereço de IPv4, d 32 bits para 128 bits. O espaço de endereço de IPv6 é tão grande que não pode ser consumido em futuro previsível. Formato Flexível de Cabeçalho. O IPv6 usa um formato de um datagrama inteiramente novo e incompatível.

Diferente da versão 4, o IPv6 tem uma capacidade de conectar, ao mesmo tempo, aproximadamente 340 undecilhão de endereços (imagine o número 340 seguido de 36 zeros). Isso é possível porque, em vez de usar 32 bits, o endereço IPv6 utiliza 128 bits.

a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.

Motivação para IPv6
A redução do espaço de endereços IPv4 tem sido o principal fator para migrar para o IPv6. À medida que África, Ásia e outras áreas do mundo ficarem mais conectadas à Internet, não haverá endereços IPv4 suficientes para acomodar esse crescimento.

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

Enquanto o IPv4 usa um padrão numérico de 0 a 9, o IPv6 utiliza um padrão alfanumérico com os números e letras (do A ao F).

O investimento em IPv6 garantirá que o negócio esteja pronto para a internet do futuro. Além disso, abrirá espaço para serviços de internet mais inovadores, robustos e eficientes. Por isso não deixe de se preparar para o IPv6 o quanto antes!

O que é o IPv6? A versão 6 do Protocolo de Internet (IPv6, na sigla em inglês) é um padrão de rede avançado que permite que os dispositivos usem um número muito maior de endereços IP exclusivos do que o padrão anterior (IPv4).

Para verificar se você já tem acesso a Internet utilizando o IPv6, acesse a homepage do nosso site (https://ipv6.br/) e observe o nosso validador(as carinhas que aparecem em verde e/ou vermelho), se por acaso ele mostrar que você ainda não tem IPv6, pode ser que seu provedor não forneça IPv6 ou não disponibilizou ainda ...