O que mede a taxa de natalidade?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos.

Número de óbitos, expresso por mil habitantes, ocorridos na população geral, em determinado período. Expressa a intensidade da ocorrência anual de mortes em determinada população.

O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

Ou seja, a taxa de natalidade é influenciada por diversos fatores como: a renda, o alfabetismo, a frequência Page 21 21 escolar, o fato de a população ser mais rural ou urbana, o nível de utilização de anticoncepcionais, a taxa de mortalidade em partos, a incidência de televisores em domicilios, o aumento da ...

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto.

Já após o início da pandemia, a taxa de natalidade passou a ter baixas mais perceptíveis. Enquanto em 2019, 2,81 milhões de brasileiros nasceram no país, o ano seguinte teve 2,65 milhões registrados. E, em 2021, o número ficou na casa dos 2,62 milhões.

De acordo com dados do IBGE, a taxa de natalidade bruta do nosso país era de 20,86 por mil habitantes em 2000, caindo para 14,16 por mil habitantes em 2015.

Taxa de natalidade é a quantidade de nascimentos por unidade de tempo, geralmente por ano, em uma determinada população.

Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.

A taxa de natalidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Exclui-se desse cálculo o número de crianças nascidas mortas ou que morreram logo após o nascimento. Esse indicador representa a relação entre o número de nascimentos e de habitantes de um determinado local.

Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.

Natalidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população total. Fecundidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população feminina em idade reprodutiva (convencionou-se considerar como idade reprodutiva da mulher a faixa de 15 a 49 anos de idade).

Níger

Níger – Taxa de Natalidade Anual 46.12
Conforme a última contagem, o número total de habitantes de Níger é inferior a 16 milhões. A taxa de natalidade do país, por outro lado, é a maior do mundo. Espera-se que cada mulher no Níger tenha 7 bebês durante seu período fértil.

A alta mortalidade e a recessão econômica foram as principais causas para que os índices de natalidade caíssem em 2020. Este cenário de crise, que deve se estender por mais um bom tempo, fez com que muitos casais adiassem ou desistissem da ideia de ter filhos.

Taxa de Natalidade e Mortalidade no Brasil
Segundo pesquisas do IBGE, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16. Já a taxa de mortalidade em 2000 era de 6,67 e em 2015 de 6,08.

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

Falar das taxas de natalidade em geral é falar das escolhas e conquistas das mulheres: ao aumentar seus níveis de educação e avançar no mercado de trabalho, elas tiveram, em geral, menos filhos. No mundo, a média por mulher caiu de 5 filhos em 1950 para 2,3 no ano passado.