O que mede a potência elétrica?

Perguntado por: aibrahim9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Pode ser calculada por meio de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica, e sua unidade de medida é o watt.

No caso dos equipamentos elétricos, a potência indica a quantidade de energia elétrica que foi transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo. Por exemplo, uma lâmpada incandescente que em 1 segundo transforma 100 joule de energia elétrica em energia térmica e luminosa terá uma potência elétrica de 100 W.

Significado de Watt [W]
Para os estudos de eletricidade, o Watt [W] é uma unidade de potência que define a taxa de conversão de energia elétrica noutro tipo de energia por unidade de tempo. Nesse caso, o Watt (W) equivale a um Joule (J) por segundo.

Wattímetro

Wattímetro. O wattímetro é um aparelho de medição muito versátil, pois possui diversas funcionalidades úteis no dia a dia. Sua principal função é a de medir a potência elétrica fornecida ou devastada por um elemento.

Existem dois tipos de potência elétrica:

  • Em corrente contínua.
  • Em corrente alternada.

Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Pode ser calculada por meio de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica, e sua unidade de medida é o watt.

O que é Potência:
Na matemática, a potência é o resultado de um número multiplicado por si uma ou mais vezes. Os primeiros fundamentos da potenciação foram feitos pelo matemático francês René Descartes (1596 – 1650). A equação base da potenciação é ab = c, sendo a = base; b = expoente; e c = potência.

O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

Existe muita dificuldade para muitas pessoas no que diz respeito ao saber quanto é a potência elétrica de um aparelho elétrico ou eletrônico, mas é muito simples descobrir a potência de qualquer aparelho, basta multiplicar a tensão que ele funciona pela corrente elétrica que passa pelo aparelho (ou qualquer carga) a ...

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25. Então, 25 vezes 5 é 125.

Significado de Volt [V]
2ª definição: Volt equivale à diferença de potencial existente entre dois pontos de um condutor quando, ao transportar 1 (um) Coulomb (C) entre os mesmos, é transmitido 1 (um) Joule (J) de energia.

A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo.

O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo. Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500).

Os principais medidores elétricos são: Amperímetro: utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica e deve ser colocado em série em um circuito. Voltímetro: tem como finalidade medir a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito elétrico e deve ser conectado em paralelo.

Estes instrumentos são dispositivos usados para saber com precisão medidas como energia, peso, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão e ângulo.
...
Agora, vamos à lista!

  1. Trena. A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. ...
  2. Paquímetro. ...
  3. Nível a laser. ...
  4. Micrômetro. ...
  5. Multímetro.

Nesse caso são definido três tipos de potência: potência ativa, potência reativa e potência aparente.

  • Potência ativa.
  • Potência reativa.
  • Potência aparente.

Propriedades das potências

  • propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • propriedadePotência de potência.
  • propriedadePotência de um produto.
  • propriedadePotência do quociente.

CORRENTE X TENSÃO = POTÊNCIA
A energia entregue a um circuito elétrico depende tanto da tensão como da corrente. É da "força" com que as cargas elétricas são empurradas num fio e da sua quantidade que depende a quantidade de energia que um circuito pode receber em cada instante, ou seja, sua potência elétrica.

A energia ativa, medida em kWh, é a energia que realmente executa trabalho, ou seja, no caso dos motores é a energia responsável pelo movimento de rotação.