O que mede a intensidade do som?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O decibelímetro é usado para medir a intensidade sonora.

A intensidade sonora é a força com que as ondas sonoras empurram o ar e é medida em uma unidade chamada bel, em homenagem ao cientista inglês Granham Bell, o qual fez estudos que culminaram com a invenção do telefone. No entanto, os submúltiplos do bel são mais utilizados: 1 decibel = 1dB = 0,1 bel.

Decibel (dB) é uma unidade inventada para medir a intensidade do som. Ela é uma razão entre valores, com um valor de referência. Como a intensidade absoluta dos sons varia em uma escala muito grande, a unidade é definida em termos de uma escala logarítmica.

O instrumento usado para determinar a intensidade sonora num local é chamado de decibelímetro. Os decibelímetros são instrumentos destinados a medir e registrar os níveis de pressão sonora de um ambiente.

A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar.

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

DECIBEL E HERTZ
Enquanto o decibel mensura a altura do som, a unidade hertz (Hz) contabiliza a frequência do som, ou seja, o número de ciclos de uma onda sonora por segundo. A frequência alta, são aquelas que possuem mais ciclos por segundo, emitindo sons agudos. Exemplo: a voz feminina ou o cantar do pássaro.

Um frequêncimetro possui um mostrador digital que pode ser em cristal líquido ou de LEDs, informando a frequência medida em Hz, kHz, MHz e GHz, conforme a escala utilizada. Muitos frequencímetros podem medir também o período do sinal medido (em segundos, milissegundos, microssegundos, nanossegundos).

O medidor de nível sonoro (decibelímetro) é utilizado para medir o nível de pressão sonora em diversas situações. O som é uma onda mecânica produzidas por um sistema oscilante e se propaga com as deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio material elástico qualquer.

A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo.

O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel.

Assim, fica bem claro que, quando falamos de decibéis, estamos nos referindo à intensidade do som, enquanto a frequência diz respeito a quanto um som é grave ou agudo.

O timbre é uma propriedade do som da voz humana ou de um instrumento musical que pode variar de acordo com uma série de fatores, como a respiração e herança genética. O timbre pode ser grave, médio ou agudo. Talvez você esteja se perguntando como os imitadores conseguem reproduzir perfeitamente a voz de outras pessoas.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos.

OBJETIVO: compreender a altura do som. O som que ouvimos, seja em músicas, no trânsito, na escola, na natureza, têm 4 propriedades. Você sabe quais são elas? Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

Melodia, ritmo e harmonia. Esses são os três elementos da música que formam o estilo.

De acordo com o dicionário, o som pode ser definido como um movimento vibratório de um corpo sonoro, que propaga-se ao longo de um ambiente e pode ser capitado pelo órgão da audição. O ar que abrange ambos os corpos tem participação em todo o movimento de vibração, formando ondas que atingem os ouvidos.

Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residenciais. Anote: em resumo, o barulho não deve ultrapassar 55 decibéis (dB) no período da manhã e 50 dB durante a noite.