O que mede a intensidade da força?

Perguntado por: rguterres . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O dinamômetro é um aparelho utilizado para medir a intensidade da força. Essa intensidade pode ser medida em quilograma-força e em Newton.

O decibelímetro é usado para medir a intensidade sonora.

A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração. Converta os números para valores do SI.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Os elementos de uma força são dois a massa e a aceleração, foi uma gradeza que teve como pai o físico newton, assim podemos dizer que a força pode ser medida em kg por ser a unidade da massa, e em m/s² que tem como característica ser a unidade da aceleração.

Medida de intensidade
No SI é medida em W/m².

O valor do Newton hoje está em $ 0,000062, convertendo este valor para reais, um Newton vale R$ 0,000313. Nas últimas 24 horas o total de negociações da moeda Newton foi de 97,98 Mil de dólares e o valor total de capitalização do Newton é atualmente de 1,27 Milhão de dólares.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Já para entender como calcular a frequência cardíaca máxima, é muito simples: basta subtrair a idade do atleta por 220, isso, se for homem. Para saber a frequência cardíaca máxima feminina, basta fazer o cálculo subtraindo a idade da atleta por 226.

Como f = 1/T, f = 1 Hz. Para a conversão para rpm (que no caso seria batimentos por minuto), é necessário multiplicar o valor por 60, portanto: f = 60 rpm (ou batimentos por minuto).

Como a versão a gasolina consegue a maior aceleração, esta é a que desenvolve a maior potência. Como a versão a gasolina atinge a maior valor de energia cinética, esta é a que desenvolve a maior potência.

Todas as forças na física são definidas como grandezas vetoriais. Isso significa que elas possuem três características básicas: módulo, direção e sentido.

Não há uma definição única e precisa para força, mas podemos caracterizá-la como uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) capaz de gerar alterações no movimento de um corpo e que está associada a ações como puxar, empurrar, deslocar etc.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, independentemente de qual seja a sua natureza, a grandeza força é medida na unidade de kg. m/s², entretanto, costumamos utilizar a grandeza newton (N) para designar tal unidade, como uma forma de homenagem a um dos maiores físicos de todos os tempos: Isaac Newton.

Há duas classificações para a grandeza vetorial “força”:

  1. Forças de contato: aquelas que agem sobre os corpos por contato, por exemplo, a força normal, de atrito, dentre outras.
  2. Forças de campo: aquelas que agem sobre os corpos sem haver contato, por exemplo, a força gravitacional, força magnética, dentre outras.

A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.