O que me irrita?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quando perguntamos isso em uma pergunta aberta, descobrimos que as respostas variam muito: Barulho, pessoas interrompendo, deixar as luzes acesas e usar o telefone demais são apenas alguns dos aborrecimentos mais comuns. “Fico frustrado e saio.” “Eu viro os olhos.”

Não é difícil encontrar pessoas que conhecem outras que costumar ser muito irritadas ou só enxergam o lado negativo em tudo que fazem. Mas ela por estar sofrendo de um transtorno conhecido por distimia, tipo de depressão crônica, contudo de forma moderada na sua intensidade.

Retire-se da situação.
Algumas vezes, a melhor forma de manter a calma é se afastar — portanto, quando a pessoa agir de forma particularmente irritante e você sentir que está prestes a explodir, retire-se do ambiente e dê uma volta no quarteirão, vá ao banheiro, ou compre alguma coisa para comer.

Seja intrometido. Intrometer-se na vida de estranhos é outra ótima maneira de irritar as pessoas. Por exemplo, você está na fila do café e escuta duas mulheres conversando em voz baixa sobre o divórcio de uma delas ou outro assunto pessoal.

Abraçar, beijar, apostar na proximidade ao falar são hábitos que podem ser aceitáveis para uns e desagradáveis para outros, diz a especialista. Tapinha nas costas, mão ao redor do pescoço e outros tipos de toques, comuns na cultura brasileira, podem incomodar quem não está acostumado ao “calor humano”.

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Os agentes que estimulam o estresse são variados e podem estar ligados com relacionamentos familiares e amorosos, pressão no trabalho, escola ou faculdade, traumas, acúmulo de preocupações, dificuldades financeiras, carga excessiva de atividades, mudanças de estilo de vida, etc.

Irritação frequente. Quando uma pessoa sofre de ansiedade, é comum que ela se estresse de maneira desproporcional, ou seja, pequenos problemas do dia a dia a deixam extremamente irritada.

A escrita correta dessa palavra é Irritar.

Cansaço, prisão de ventre e dor de cabeça costumam provocar falta de paciência e irritabilidade. Isso vale também para a abstinência química e a reação a medicamentos. Já quando se fala em causas do mau humor feminino, não podemos deixar de citar a TPM (tensão pré-menstrual) e a menopausa.

O Não Me Perturbe é uma lista nacional para quem não deseja receber ligações de telemarketing de empresas cadastradas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado bancário). Até agosto de 2022, haviam se cadastrado 5,7 milhões de usuários.

Se você não está completamente no comando das suas decisões, fica mais fácil para a pessoa do outro lado conseguir indicar ou provocar-lhe as atitudes mais adequadas a ela. Ou seja, você virou quase que uma marionete. De uma forma mais simples: quem te irrita, te domina.

A restrição de sono, o abuso de bebidas alcoólicas, o descontentamento nas relações afetivas e profissionais e as doenças crônicas, sobretudo as que causam dor, estão entre as principais causas do mau humor”, atesta o psiquiatra Fernando Fernandes, do Programa de Transtornos do Humor do Instituto de Psiquiatria do ...

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.