O que me impede de entrar em Portugal?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para entrar em Portugal o viajante brasileiro precisa somente de um teste PCR ou antígeno (para os não portadores do certificado de vacinação europeu). Desde março do ano passado estavam somente autorizadas viagens essenciais e a entrada de cidadãos europeus ou residentes em Portugal.

Brasileiros podem entrar em Portugal: já não há restrições de entrada no país. Finalmente os brasileiros podem entrar em Portugal sem qualquer restrição devido à Covid-19. Em 1 de julho de 2022, o Governo retirou todas as exigências para entrada de turistas no país, vacinados ou não.

Portugal também tem fama de ter uma imigração tranquila e entrada facilitada para brasileiros. Na minha experiência, passar pela imigração na Europa sempre foi muito tranquilo, independentemente do país.

Documentos aceitos como comprovante financeiro para a Europa

  1. Dinheiro em espécie;
  2. Extratos do banco e do cartão de crédito;
  3. Saldo disponível em conta-corrente;
  4. Saldo em conta internacional;
  5. O limite de seu cartão de crédito;
  6. Se possui um cartão pré-pago internacional e o seu saldo.

90 dias

O tempo que demora para obter visto para Portugal, pode variar dependendo do tipo escolhido. Mas, oficialmente, o prazo para recebê-lo é de até 90 dias. Vale citar que, o tempo para conseguir o visto pode oscilar também de acordo com a demanda existente no Consulado, inclusive por causa da pandemia.

Perguntas comuns na imigração em Lisboa

  • Quanto tempo vai ficar?
  • Qual o motivo da viagem?
  • Onde vai ficar, na casa de alguém ou hotel?
  • O que faz no Brasil, seu trabalho?
  • Se vai ficar só em Portugal ou vai visitar outros países também.

O que acontece se você for barrado na imigração
A autoridade de imigração é soberana, ou seja, a decisão de quem entra ou não no país é dela. No entanto, você pode entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que mantém um Núcleo de Assistência aos Brasileiros.

A única alteração refere-se a passageiros com Certificado de Vacinação Digital COVID da UE (em geral, portugueses e outras nacionalidades europeias) que estavam dispensados de fazer o teste COVID e que, agora, também terão que o realizar.

Passaporte válido – Passaporte com prazo de validade superior pelo menos 3 meses à duração da estada pretendida (Exemplo: Se você quiser ficar por lá pelos 90 dias, seu passaporte deve ter validade de pelo menos 6 meses). Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estada.

Quem tem passagem pela polícia pode solicitar passaporte desde que não existam pendência com a justiça ou declaração explicita que proíba a expedição do documento e/ou sair do país.

O emissor deve ser um cidadão português ou um estrangeiro que resida legalmente no país – ou seja, que possua autorização de residência em Portugal. Esta é a primeira exigência.

Não sei quando volto para o Brasil
Mesmo que a sua intenção seja viver no país, ou voltar depois de muito tempo, não dê essa informação na imigração. Especialmente se estiver entrando com visto de turista (o que não lhe dá mais de 180 dias legalmente no país), dê uma data ou mostre a sua passagem de volta.

  • Você pode responder que está a passeio, que é uma viagem a trabalho, uma visita a um parente, para visitar amigos ou estudar. ...
  • Além de ter o passaporte, você deve checar a validade dele antes de viajar. ...
  • O principal conselho para quem não fala o idioma local é ter calma.

Visto para estudar em Portugal
A mais simples é obter uma autorização de viagem com isenção de visto (ETIAS), que permite uma estadia de cerca de 3 meses no país e em todo o Espaço Schengen.

Documentos obrigatórios para apresentar na imigração
comprovante de hospedagem (ou carta convite); comprovantes financeiros de que tem condições de se manter durante a estadia (o valor varia de um país para outro – aproximadamente 70€ por dia, mas é preciso se informar sobre o país de destino);

Evite usar roupas decotadas demais, o ideal é se vestir discretamente; Enquanto esperar para ser atendido pela imigração, tente não fazer barulho; Tente não rir, pois isso só vai trair o seu nervosismo; Não masque chiclete ou chupe uma bala, muito menos coma alguma coisa enquanto conversa com o agente.

É preciso apresentar este valor em dinheiro, cheques de viagem ou certificado bancário. Se for usar cartões de crédito, é preciso solicitar uma carta do banco especificando o limite do cartão. Cuidado: A comprovação não pode ser via internet.

Saiba que para se legalizar em Portugal, você não vai fazer um pedido de visto. Os vistos só são pedidos no país de origem, ou seja, no Brasil. Se você já está em Portugal, o que precisa fazer é pedir ao SEF uma autorização de residência com dispensa de visto, chamada de manifestação de interesse.