O que me deixa triste no trabalho?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Profissionais sobrecarregados costumam trabalhar excessivamente, realizando horas extras, ou cumprindo funções que não são suas. Essas situações podem gerar estresse, que aos poucos pode se transformar em improdutividade, até iniciar episódios depressivos nos trabalhadores.

Infelicidade no trabalho: o que é? A infelicidade no trabalho acontece quando um colaborador está insatisfeito com o seu posto, seja por falta de motivação ou por sentir-se desvalorizado.

O excesso de tarefas, os prazos reduzidos para executá-las. e a falta de reconhecimento pelas lideranças, estão entre os fatores mais comuns que provocam ansiedade.

Por exemplo, um término de namoro, a morte de alguém próximo, uma nota ruim, uma demissão ou um comentário negativo são coisas que podem deixar qualquer pessoa triste e para baixo. E por mais que se sentir triste e desanimado não seja nada legal, essa emoção é muito normal e faz parte da vida.

Contudo, chorar no trabalho não vai destruir a sua carreira, sabia? Primeiro porque precisamos acabar com a ideia de que expressar os próprios sentimentos é algo negativo: somos seres humanos e, eventualmente, algumas situações podem nos deixar com as emoções afloradas — o que é completamente normal.

Tente as seguintes opções: Enrugue as sobrancelhas e empurre os lábios para frente, fazendo "beiço". Ambas as expressões são indicadores comuns de tristeza. Abaixe o olhar e vire o rosto na direção oposta à pessoa com quem estiver falando, como se estivesse com vergonha ou tentando esconder o rosto.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Encontre um bom lugar.

  1. Seu quarto pode ser uma boa opção, se for um lugar tranquilo e reservado.
  2. Tente dirigir para algum lugar e chorar no carro se a sua casa for habitada por muitas pessoas. ...
  3. Também é possível chorar no banho - ninguém o ouvirá lá dentro.
  4. Ir para a rua pode ajudar a liberar e processar as emoções.

Dicas para lidar com a infelicidade no trabalho

  1. 1 – Busque ressignificar o seu emprego atual. Tente olhar para o seu trabalho de um jeito diferente, dê um novo significado para a sua função. ...
  2. 2 – Veja como melhorar suas relações no trabalho. ...
  3. 3 – Mude de carreira com segurança e assertividade.

Se você demitir um profissional sob a justificativa dele ter tido ou ainda ter alguma doença psicológica, isso é caracterizado ato discriminatório. É muito importante que dentro das empresas haja comunicação para que o empregado se sinta na liberdade de expor um problema emocional a seus líderes.

Auxílio-doença x Transtorno de ansiedade
E a ansiedade é uma doença que leva o cidadão a passar por nervosismo e medos intensos, dificultando o convívio social e o trabalho. Portanto, ela é considerada uma doença, podendo deixar o trabalhador afastado de suas funções laborais.

Inclusive, a ansiedade em estágio avançado pode trazer complicações que impedem você de exercer suas atividades de trabalho, porque a doença traz limitações físicas como paralisia temporária, palpitação, falta de ar, entre outros.

Infelicidade e desânimo: 1 infelicidade, desânimo, tristura, descontentamento, abatimento, melancolia, entristecimento, desalento, desolação, desconsolo, insatisfação, esmorecimento, prostração, depressão, desesperança, soturnidade.

O que é a Tristeza:
Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Está é uma condição natural de todos os indivíduos.

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

Como equilibrar as emoções após chorar no trabalho?

  1. Identifique a origem do sentimento. ...
  2. Procure sempre se conhecer. ...
  3. Não se critique. ...
  4. Trabalhe suas competências intrapessoais. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Em alguns momentos, a tristeza pode estar associada a questões do nosso inconsciente. Ela pode se manifestar quando recebemos estímulos externos que nos afetam sem que nosso lado racional perceba. Nesses casos, a tristeza pode acontecer por conta de sentimentos como o de saudades, raiva, sono e até fome.

A tristeza constitui-se na resposta humana universal às situações de perda, derrota, desapontamento e outras adversidades. Cumpre lembrar que essa resposta tem valor adaptativo, do ponto de vista evolucionário, uma vez que, através do retraimento, poupa energia e recursos para o futuro.

Você pode estar passando ou ter passado por uma situação estressante, por exemplo. Já em outros, a vontade de chorar não está associada a nenhuma razão específica. Os responsáveis podem ser condições neurológicas ou transtornos mentais. Felizmente, existe solução para ambas as ocasiões!

Há muitas causas para a sensação de vazio que podem ser desilusões amorosas, excesso de trabalho, transtornos psicológicos etc. Por isso é importante aceitar o vazio para entender a real causa dele. E quando estiver indo buscar uma xícara de café, ou parar sua rotina por algum momento, explore sua sensação de vazio.

Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias. Já na languidez, seguem fazendo as atividades do dia a dia, mas apenas num modo de cumprir, sem animação, sem enxergar um propósito na realização delas. A sensação é que os dias estão se arrastando no meio das diversas tarefas e obrigações.