O que Mateus 9 nos ensina?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Jesus curou aquele paralítico perdoando-lhe os pecados, pois o pecado é quem nos paralisa e nos faz enfermos. Na verdade, Jesus já nos libertou do pecado para que possamos viver uma vida harmoniosa com o Pai, conosco mesmo e com aqueles que são da nossa convivência.

No "Chamado de Mateus", Jesus responde aos escribas com o famoso "Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos; eu não vim chamar os justos, mas os pecadores!" A versão em Mateus 9 interpõe um "Porém ide aprender o que significa: 'Quero misericórdia, e não holocaustos'" entre as duas sentenças de Marcos.

Então Jesus os advertiu severamente: 'Cuidem para que ninguém saiba disso'. Eles, porém, saíram e espalharam a notícia por toda aquela região.” Pensamento: Às vezes há coisas que só os cegos enxergam, porque aqueles com vista só conseguem acreditar naquilo que veem. Nós queremos ver, para daí crer.

Embora o público-alvo de Mateus fosse constituído por judeus, ele desejou mostrar que as boas novas de Jesus Cristo são universais e inclusivas. Por isso, ele cita as palavras de Jesus com um forte imperativo: “fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19).

"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai"(Mateus 24:36). "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória"(Mateus 24:30).

O Catecismo da Igreja Católica (#668) afirma: “A ascensão de Cristo ao céu significa a sua participação, em sua humanidade, no poder e autoridade de Deus”. O fato faz parte do mistério pascal de Cristo.

Mateus diz que Jesus “teve compaixão” para as pessoas em seu coração. Quando Jesus viu pessoas perdidas, Ele tinha uma profunda compaixão por elas. Temos que ver as pessoas com os olhos de Jesus e devemos procurar agir. Isso significa estar consciente de suas mágoas e necessidades.

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

Seu primeiro contato com Jesus se deu enquanto estava trabalhando: “saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse”: “siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.

Mateus 26 relata como os líderes dos judeus condenaram Jesus por blasfêmia por Ele ter dito que era o Filho de Deus. Sob a lei de Moisés, a blasfêmia era punida com a morte.

Oferta de Deus”. Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, depois de ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Indica uma pessoa equilibrada e muito racional, que não gosta de magoar ninguém e procura sempre ser gentil nas suas palavras.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.

O Evangelho segundo Mateus faz parte do Novo e acredita-se que tenha sido escrito por volta de 50 DC, período do inicio da igreja. O Evangelho de Mateus tem esse nome, porque foi escrito pelo próprio apóstolo. Consta que antes de seguir Jesus ele trabalhava como cobrador de impostos.

Mateus é o primeiro dos quatro evangelhos e mostra como Jesus era o salvador prometido por Deus no Antigo Testamento. O evangelho faz muitas referências a profecias cumpridas por Jesus. Também relata muitos dos grandes ensinamentos de Jesus, incluindo o famoso Sermão da Montanha.

Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado.

Quem é a verdadeira fonte da força? “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” “Porque para Deus nada será impossível.” “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.