O que Mateus 25 nos ensina?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Mateus 25:1–13 contém a parábola de Jesus Cristo acerca das dez virgens que Ele ensinou para ajudar Seus seguidores a se prepararem para Sua Segunda Vinda. Ao estudar, busque a orientação do Espírito Santo para ajudá-lo a saber de que maneira você está preparado e como você pode melhorar.

A partir do emprego feito pelo autor de 1 Reis 11,36, o termo lâmpada passa a ser muito significativo na história bíblica. Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé.

Isto significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas os próprios justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado. Jesus responde: “Toda vez que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes!”

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Significa esforçar-nos sempre para achegar-nos a Ele, preparando-nos para os momentos em que nossa paciência, fé e testemunho serão colocados à prova. “A freqüência à reunião sacramental acrescenta óleo a nossa lâmpada, gota a gota, ao longo dos anos.

Esta palavra pertence a duas classes de palavras.
Como adjetivo, significa que não sabe ou não é muito inteligente. Trata-se de alguém ignorante, inepto. Pode também ser alguém que não é sensato ou prudente, que é irresponsável. Enquanto nome, diz respeito a um indivíduo que não sabe ou não compreende bem.

No reino dos céus há joio e trigo, virgens tolas e prudentes. Não devemos nos esquecer de que as virgens não são noivas do noivo, mas fazem o papel que hoje chamaríamos de damas de companhia. Em um certo sentido o Senhor tem duas noivas ou esposas: Israel e a Igreja.

Quem Escreveu Esse Livro? Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo.

Pensamento: Queremos tudo agora! Não queremos esperar por nada. Mas Deus tem um princípio que é absolutamente fundamental: nós receberemos muito apenas depois que nos mostrarmos fiéis com o pouco.

Qual é a diferença entre as cinco virgens prudentes e as cinco loucas? (“Cinco são zelosas e dedicadas, enquanto as outras cinco são inativas e mornas; dez têm o testemunho de Jesus, mas apenas cinco são valentes.”) [Bruce R.

“A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.” A palavra do Senhor pode iluminar nosso caminho através das trevas e da confusão que nos cercam no mundo. O Senhor pediu que não cubramos nossa luz, mas que levemos a luz do evangelho conosco para que outras pessoas possam vê-la (ver Mateus 5:14–16).

A lâmpada é energia, é luz. Idéias e pensamentos são resultantes do funcionamento do cérebro, que age por meio de descargas elétricas – energia pura.

Em cima do líquido inflamável, coloca-se um pedaço de cortiça ou de madeira, que flutua sobre a solução. No pedaço de cortiça fixa-se um pavio encerado que fica acima de todo o recipiente, direcionado para o alto. A iluminação do ambiente ocorre quando o pavio é aceso.

29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem será atirado.

40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.