O que Mateus 23 nos ensina?

Perguntado por: ecavalcante2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

O ensinamento de Jesus para os discípulos e discípulas é que obedeçam aos fariseus e façam tudo o que eles digam; mas não sigam seu exemplo, porque eles dizem uma coisa e fazem outra, v. 3. Fala-se que “o exemplo move”, mas vemos que para os líderes da época de Jesus era fácil dizer, mas difícil praticar.

Guias cegos, que coais um mosquito, e engolis um camelo! Um provérbio que significa que os escribas cuidam para não violar pontos insignificantes da Lei, enquanto continuamente quebram seus grandes mandamentos.

A expressão “devorar a casa das viúvas”, advém do fato que os fariseus as extorquiam e administravam suas propriedades. Naquela época, as viúvas eram mulheres frágeis, e para mascarar as más intenções, os fariseus faziam longas orações, para demonstrar uma piedade que não existia.

O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Os dízimos servem exclusivamente para a pregação do evangelho, para a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva à pregação (1 Coríntios 9:14). Em Israel, o dízimo era usado exclusivamente para os levitas (Números 18:21, 24).

O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".

37 "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Ponto cego é aquele quando o condutor não enxerga outros veículos que estão ao lado ou atrás do seu. No trânsito, porém, há outros pontos cegos.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

Continuando com a vida, Malom casou-se com Rute e Quiliom casou-se com Orfa. Esses casais viveram juntos por cerca de dez anos (verso 4). Tragicamente, quando esses anos se passaram, os dois homens também morreram, deixando Noemi com suas duas noras (verso 5). Agora, as três eram viúvas.

3 Honra as aviúvas que verdadeiramente são viúvas. 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam estes primeiro a exercer apiedade para com a sua própria familia, e a recompensar seus pais, porque isso é bom e agradável diante de Deus.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.