O que Maria era de Davi?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.

Rava, era a mãe do rei Davi de Israel e esposa de Jessé de Belém. Ela teve pelo menos nove filhos com Jessé: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Netanel, Radai, Ozém, Davi, Zeruia e Abigail.

A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.

Salomão, cujo nome vem do hebraico “Chalom” (paz), era filho de Batsabéia e Davi que reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu e que se reuniram na região da Palestina.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Davi foi um homem de muitas mulheres e gerou um grande número de filhos. Além de Salomão, teve Amnom, Daniel, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sababe, Natã, Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefregue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.

De acordo com os registros, é possível constatar que o rei Davi teve pelo menos vinte filhos. Em sua época, a poligamia era comum e ele não poupou em tomar para si muitas esposas. Apesar disso, podemos ler em Deuteronômio 17:16-17 que Deus alertou que não era bom que um rei tivesse muitas esposas.

Davi era da linhagem da tribo de Judá e foi um antepassado de Jesus. Antes de ser rei. Davi era o filho mais novo de Jessé, de Belém de Judá.

"Evangelho" perdido diz que Jesus se casou e teve 2 filhos.

De forma bem diferente, o cego não mais O chama de Filho de Davi mas de Mestre, indicando que estava ali para acatar sua autoridade enquanto discípulo, e roga-Lhe com ousadia: “Que eu veja! – Ut videam!” Essas palavras permitem pensar que ele era cego de nascença, pois não diz: “Que eu volte a ver”.

Ainoã foi o amor da juventude de Davi. Em Reis acompanhamos o início de sua relação com ele, bem jovem, e anos depois, quando ela se torna esposa de Davi. Vemos a personalidade dela bem sentimental e diversas vezes ciumenta, pois se lembra sempre que ele casou com Mical antes dela.

O contexto da história nos revela que Saul, até então o rei de Israel, havia sido rejeitado por Deus. A sua rejeição não se deu porque ele era uma pessoa incapaz, ímpia ou perversa, nem tampouco porque ele era simplesmente um pecador. Deus manda Samuel ungir a Davi como rei.

Mical

A primeira esposa de Davi foi Mical, uma das filhas de Saul. Curiosamente, antes de se casar com Mical, Davi quase se casou com Merabe, a irmã mais velha de Mical, em conexão sua vitória perante Golias.

Quileabe

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

Natã (filho de Davi)

Maria, "Marian em aramaico" - a língua materna dos judeus daquela época, nasceu em Nazaré, ao norte da região da Galileia, por volta do ano 20 a.C. Era filha dos colonos Joaquim e Ana, posteriormente Santa Ana,membros da classe média.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida.