O que marcou o início da colonização inglesa nos Estados Unidos da América?

Perguntado por: kpereira8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.

No governo da rainha Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo. Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa.

Através do comércio de tecidos com a Espanha, parte do ouro obtido na América entrava na Inglaterra, ajudando no crescimento da força desta. Outro fator que ajudou aos ingleses foi o rompimento do rei Henrique VIII com Roma (fundando o Anglicanismo), o que fez crescer o sentimento de nacionalismo inglês.

Estados Unidos no século XIX

  • Marcha para o oeste.
  • Guerra Mexicano-Americana.
  • Destino Manifesto.
  • Guerra de Secessão.

A extração de metais preciosos e o estabelecimento de agricultura com base na plantation também foram determinantes na colonização espanhola. A Colonização Portuguesa também se efetivou ainda no século XVI, porém com diferenças muito acentuadas com relação à espanhola.

Na região, os colonos dominaram os nativos e, com eles, aprenderam a dominar a caça, a pesca e a agricultura. Próspera, Massachusetts expandiu as colônias e gerou os territórios que ficaram conhecidos como Nova Inglaterra. Os territórios compreendiam as colônias de Connecticut, New Haven, Rhode Island e Nova Hampshire.

Essa presença europeia na América se efetivou por meio de dois tipos de colonização:

  • Colonização de exploração: o objetivo do colonizador é explorar as riquezas de suas colônias.
  • Colonização de povoamento: o colonizador se muda para a colônia em busca de novas e melhores condições de vida do que na Europa.

Lei do Açúcar (1764): reduzia o imposto sobre o melaço, porém aumentava os impostos do açúcar, vinhos, seda, etc. Essa lei visava destruir o rentável comércio triangular. Lei da Moeda (1764): proibia a emissão de papel-moeda na colônia.

A colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses. Treze Colônias era o termo usado para definir as colônias britânicas situadas na Costa Leste dos EUA até que essas conquistassem sua independência. A primeira tentativa de colonização inglesa foi realizada pelo corsário inglês Sir Walter Raleigh.

A colonização inglesa trouxe diversas consequências como a escravização de povos nativos que que habitavam nas regiões invadidas e o consequente massacre e descaracterização sofrida por esses povos.

A colonização inglesa iniciou-se quando Sir Walter Raleigh recebeu ordens da Rainha da Inglaterra para colonizar a América do Norte. Em 1585, na Ilha de Roanoke, Sir Raleigh fundou uma colônia que, no entanto, não vingou.

Características gerais

  • As propriedades principais eram pequenas e médias. ...
  • O trabalho era livre. ...
  • A produção era voltada ao mercado interno. ...
  • As colônias de povoamento tinham grande autonomia e liberdade comercial. ...
  • As colônias de povoamento gozavam de considerável autonomia política.

O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial, era chamado de as Treze Colônias.

Enquanto o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhóis, os Estados Unidos foram colonizados pela Inglaterra.

EUA - Expansão Territorial - Fatores
Verá que houve um crescimento no número de imigrantes europeus, aumento da população em uma pequena área, na Costa Leste do país, necessidade de aumento na produção agrícola e rebanhos, a descoberta do ouro no estado da Califórnia e a doutrina do Destino Manifesto.

Resumo sobre a independência dos Estados Unidos
A insatisfação dos colonos motivou protestos e conflitos com os ingleses. Os colonos decidiram pela sua independência depois do Segundo Congresso Continental da Filadélfia. A independência foi anunciada em 1776, e os ingleses reconheceram-na em 1783.