O que mantém os átomos unidos em uma ligação química?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica. Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido e eles normalmente apresentam um alto ponto de fusão e ebulição.

Existem três tipos de ligações químicas:

  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

A resposta básica é que os átomos estão tentando alcançar o estado mais estável (menor energia) possível. Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência).

A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável.

O maior átomo já gerado em uma situação experimental atende por Oganesson (Og) e tem 118 prótons no núcleo. No papel, ele é um gás nobre – ou seja: apesar de ser uma bizarra criação humana, haveria alguma chance de que tivesse propriedades similares ao do hélio.

Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.

Quando os átomos se combinam através da formação de ligações covalentes, o conjunto resultante de átomos é chamado de molécula. Sendo assim, podemos dizer que uma molécula é a unidade mais simples de um composto covalente.

Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio. Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons (transformando-se em cátion) a outro átomo de um não-metal que os recebe definitivamente (transformando-se em ânion).

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.

Alternativa correta: (D) entre átomos ligados há equilíbrio entre as atrações e as repulsões eletrostáticas. Os átomos são formados por cargas elétricas e são as forças elétricas entre as partículas que levam a formação de ligações. Por isso, todas as ligações químicas são de natureza eletrostática.

Ligação Covalente
Também conhecida por ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

Desse modo, pode-se dizer que a ligação iônica é a ligação mais forte, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos que provoca a transferência de elétrons e não o compartilhamento deles. Logo, ligações polares tendem a ser mais fortes que apolares.

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Exceções da regra do octeto
São eles: Berílio: fica estável com apenas quatro elétrons na última camada; Boro e Alumínio: estabilizados com seis elétrons na camada de valência.

(1) Expansão do octeto:
Ocorre somente com átomos de elementos não metálicos do terceiro período em diante, ou seja, que possuem três ou mais camadas eletrônicas. Isso porque esses átomos possuem orbitais d vazios que podem acomodar 10, 12 ou mais elétrons.

Berílio e boro são elementos que nunca seguem o octeto, portanto, seus compostos também não obedecerão à regra do octeto.

hidrogênio

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron. Os elétrons são partículas muito menores do que os prótons e nêutrons, sua massa é quase desprezível.

Já entre as partículas que podem ser medidas, a menor é o neutrino, que tem massa equivalente a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama. A massa do neutrino é cem milhões de vezes menor que a de um próton. Já um próton está para um átomo como uma bola de gude para um estádio de futebol.

Se destacam o carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Também são importantes o cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio e cloro. Átomos no corpo. Em média, 87% dos átomos do corpo são hidrogênio ou oxigênio.