O que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra.

Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.

O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade. Esta força puxa você para a superfície da Terra.

Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

Quando a Lua está na fase Nova, os raios solares iluminam somente a face que não está voltada para a Terra, chamada lado oculto. "Recebe a luz, mas não é visível daqui. Isso significa que a Lua nasce com o Sol e se põe com ele. Está no céu durante todo o dia", afirma a professora da UFRGS Daniela Borges Pavani.

Em 600 milhões de anos, aproximadamente, chegará um momento em que ela estará tão distante em sua órbita que não haverá mais eclipses solares totais, pois o tamanho aparente da Lua no céu não cobrirá mais o disco solar em sua totalidade.

Assim, dizer que a Lua orbita a Terra significa que nosso satélite natural viaja ao redor do nosso planeta, seguindo à velocidade de 3.683 km/h, levando 27 dias para completar uma rotação em seu eixo e cerca de 27,3 dias em sua órbita elíptica.

As fases da Lua representam os diferentes aspectos que vemos o satélite natural da Terra ao longo de um ciclo. Isso acontece em virtude da variação da sua posição em relação ao nosso planeta e ao Sol. A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8 dias.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

1. Tempo e rotação do Sol. O Sol não gira como uma bola sólida, indica a agência espacial, pois sua superfície é composta de um gás eletricamente carregado e quente chamado de plasma. Esta substância faz giros em diferentes velocidades, e em diferentes partes do astro celeste.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

A gravidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos: quanto mais longe estiverem, menos efeito um exerce sobre o outro.

Você sabe por que as coisas flutuam na Lua? Na lua não existe atmosfera. Isso ocorre porque a força da gravidade por lá é muito baixa, dificulta a retenção dos gases que costumam se formar em volta de um corpo celeste.

A gravidade na Lua funciona do mesmo jeito que na Terra. Mas sua “força” é menor, porque o satélite natural é menor que o nosso planeta. É por isso que os astronautas quase flutuam na sua superfície.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.